Países que apoiam a Rússia: 5 aliados no conflito na Ucrânia

Poucos países apoiam a Rússia depois que o presidente Vladimir Putin anunciou a invasão à Ucrânia.

Poucos países apoiam a Rússia depois que o presidente Vladimir Putin anunciou a invasão à Ucrânia. Os EUA e seus aliados se manifestaram sobre as ações de Putin, presidente de longa data da Rússia, mas e os países com fortes relações com o Kremlin?

O presidente Joe Biden condenou o "ataque não provocado e injustificado" na quarta-feira e disse que "o presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano".

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, seguiu o mesmo sentimento e twittou que estava "chocado com os eventos horríveis na Ucrânia".

Países que apoiam a Rússia contra a Ucrânia

China: A China pediu paz entre os dois países e disse que os EUA e seus aliados estão piorando o conflito. A relação entre a China e a Rússia cresceu nas últimas décadas, e as duas nações se opuseram a uma maior expansão da OTAN.

“A China está acompanhando de perto os últimos desenvolvimentos”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Hua Chunying a repórteres em uma entrevista diária. “Ainda esperamos que as partes envolvidas não fechem a porta para a paz e, em vez disso, se envolvam em diálogo e consulta e impeçam que a situação se agrave ainda mais”.

Bielorrússia: o líder da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse que o país usaria armas nucleares e mais, à medida que o conflito aumentasse contra sua aliada Rússia, segundo a AFP. O Ministério das Relações Exteriores da Bielorrússia disse que viu o movimento de Putin de reconhecer a independência das áreas controladas por rebeldes na Ucrânia "com respeito e compreensão".

"Se medidas tão estúpidas e irracionais forem tomadas por nossos rivais e oponentes, implantaremos não apenas armas nucleares, mas supernucleares e futuras para proteger nosso território", disse Lukashenko na semana passada.

Aliados da Rússia

Outros aliados russos e países vizinhos como Armênia, Cazaquistão e Azerbaijão permaneceram quietos diante do ataque do país.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, não comentou o conflito enquanto visitava Moscou para falar com Putin sobre as relações bilaterais.

Autoridades no Cazaquistão também permaneceram caladas sobre o crescente conflito e o reconhecimento de Moscou a Donetsk e Luhansk.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes