Usina nuclear na Ucrânia é alvo de ataque russo

Usina Nuclear de Zaporizhzhia é a maior da Europa

Um incêndio teria atingido um prédio de treinamento do lado de fora da Usina Nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia, durante intensos ataque russo, disse o serviço de emergência estatal da Ucrânia na madrugada de sexta-feira, 4 de março. A Usina Nuclear Zaporizhzhya de 6GW, localizada em Energodar, é a maior usina nuclear da Europa. 

O que aconteceu com a Usina Nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia

De acordo com a Bloomberg, o prefeito de Energodar, Dmytro Orlov, informou que um ataque russo provocou um incêndio na Usina Nuclear de Zaporizhzhia. Apesar dos rumores, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que não houve mudança nos níveis de radiação relatados. 

A Ucrânia disse à Agência Internacional de Energia Atômica que o incêndio "não afetou equipamentos 'essenciais'" e o pessoal da fábrica estava tomando "ações mitigadoras".

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que um incêndio começou na fábrica e pediu aos militares russos que suspendam imediatamente os disparos. Kuleba acrescentou: "Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar o fogo IMEDIATAMENTE, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!"

O presidente Joe Biden conversou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy quando surgiram relatos sobre o ataque, e os líderes pediram à Rússia que “cesse suas atividades militares na área e permita que bombeiros e equipes de emergência acessem o local”, segundo um comunicado da Casa Branca.

Pelas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, compartilhou um vídeo que mostra um projétil atingindo o local. Não é possível cravar se a usina ou um prédio vizinho foi atingido. 

Assista o momento do incêndio:

Onde fica a usina Zaporizhzhya

A Usina Nuclear Zaporizhzhya (NPP) de 6 GW, localizada em Energodar, Ucrânia, é de propriedade e operada pela empresa nacional de geração de energia nuclear da Ucrânia NNEGC Energoatom.

Zaporizhzhya responde por cerca de 20% da eletricidade da Ucrânia. Em operação desde 1984, a usina havia gerado mais de 1,23 trilhão de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade em dezembro de 2021.

A central nuclear de Zaporizhzhya consiste em seis unidades de reator de água pressurizada (PWR) comissionadas entre 1984 e 1995, com capacidade elétrica bruta de 1.000 MW cada.

+ Países que apoiam a Rússia: 5 aliados no conflito na Ucrânia

O que foi Chernobyl?

Desastre de Chernobyl é considerado o pior desastre na história da geração de energia nuclear. A usina estava situada no assentamento dePryp'yat, a 16 km a Noroeste da cidade de Chernobyl (em ucraniano:Chornobyl ) e 104 km ao norte de Kiev, Ucrânia. A estação consistia em quatro reatores, cada um capaz de produzir 1.000 megawatts de energia elétrica.

O desastre aconteceu de 25 a 26 de abril de 1986, quando os técnicos do reator Unidade 4 tentaram um experimento mal projetado. Os trabalhadores desligaram o sistema de regulação de energia do reator e seus sistemas de segurança de emergência, e retiraram a maioria das hastes de controle de seu núcleo, permitindo que o reator continuasse funcionando com 7% de potência. Esses erros foram agravados por outros, e às 1h23 de 26 de abril a reação em cadeia no núcleo saiu do controle.

Várias explosões desencadearam uma grande bola de fogo e explodiram o aço pesado e a tampa de concreto do reator. Isso e o fogo que se seguiu no núcleo do reator de grafite liberou grandes quantidades de material radioativo para a atmosfera , onde foi transportado a grandes distâncias por correntes de ar. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes