Pular 7 ondas no réveillon: saiba como nasceu o ritual de ano novo

Ritual de pular as 7 ondinhas na praia. Saiba o que tem por trás da tradição!

Durante o final do ano, as pessoas ao redor do mundo todo tem costumes de realizar tradições com o objetivo de atrair boa sorte. Um desses costumes é pular as 7 ondas no réveillon na praia. Saiba o que tem por trás do ritual.

Por que pular as 7 ondinhas?

Quando chega a virada do ano, muitas pessoas, inclusive os famosos, costumam ir até a beira do mar e pular sete ondas. Para cada uma das ondas costuma-se fazer um pedido.

Mas o que vários não sabem, é que a tradição tem como origem as religiões de matriz africana no Brasil. 

Sendo assim, o ato de se pular as sete ondas no réveillon é uma homenagem à orixá das águas e do mar, Iemanjá. O número 7 também tem um significado dentro da umbanda, que é uma religião afro-brasileira.

A tradição serve para atrair boa sorte e também deixar para trás o que não foi bom e desejar coisas boas para o ano que entrará.

Preces que podem ser feitas durante o ritual no mar

Ao pular as  sete ondas, podem ser feitas algumas preces, uma para cada onda. 

Para a 1ª onda, pode ser feito o seguinte pedido: “Pai Oxalá, eu te saúdo e agradeço pela imantação de Fé que mantém minha espiritualidade e religiosidade ativa nesta encarnação.”

Já na 2ª: “Mãe Oxum, eu te saúdo e agradeço por sentir amor em meu coração, pela família e pelos amigos.”

Na 3ª: “Pai Oxóssi, eu te saúdo e reverencio vossa luz expansora em minha consciência que não aceita limitações e me mantém ativo na caça constante do meu crescimento intelectual, racional e consciencial.”

Em sua 4ª onda: “Pai Xangô, eu te saúdo e me curvo à vossa luz de Justiça e equilíbrio em meus atos.”

5ª: “Pai Ogum, eu te saúdo e evoco a retidão que mantém minha caminhada ordenada na direção correta.”. 

 6ª: “Pai Obaluayê, eu te saúdo, silêncio e agradeço pela saúde do meu corpo.”.

 7ª: “Mãe Yemanjá, Divina Rainha, eu te saúdo, reverencio e agradeço pela vida.”

O que levar de presente para Iemanjá?

Iemanja destacada 620x291 1Como forma de gratidão e uma forma de atrair coisas boas para o próximo ano, existem alguns presentes que podem ser oferecidos para orixá.

Algumas pessoas costumam levar rosas brancas e colocá-las no mar. Um champanhe também é ideal para poder oferecer a Iemanjá. Além disso, velas brancas ou azuis podem ser acesas.

Veja quais famosos pulam as 7 ondas no réveillon

Na imagem o apresentador luciano huck
(foto: dilson silva)

Assim como os anônimos, diversos famosos gostam de realizar rituais de fim de ano. Muitos prezam por ir até a praia para pular as sete ondas no réveillon.

O casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso gosta de manter a tradição. “É de praxe estar com o pé na areia e a meia noite pular sete ondas”, disse a modelo.

Quem também molha os pés a meia noite é a cantora Ludmilla. Ela chegou a dizer que pularia as ondinhas para desejar um feat com sua ídola, Beyoncé.

A atriz Bruna Marquezine segue vários rituais, e pular as ondinhas está incluso. Inclusive, ela está em uma ilha neste Réveillon com as amigas, Manu Gavassi, Rafa Kalimann e Thelma Assis.

Paolla Oliveira, Kelly Key, Angélica,  Luciano Huck e Lívia Andrade também seguem o mesmo costume do Ano Novo.

Além de pular as ondinhas, existem mais tradições, como: usar roupa branca, comer lentilha, chupar sete sementes de romã e usar roupa íntima na cor do que deseja para o ano que estará.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes