DCI Mais

Saiba como observar 5 planetas do sistema solar no domingo

Cerca de 1h30 hora antes do nascer do sol, você poderá ver cinco planetas e a lua crescente sem usar um telescópio. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, e a lua, tudo será visível.

Escrito por

Pouco antes do nascer do sol nesse domingo, 26 de julho, cinco planetas do sistema solar - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão visíveis no céu e poderão ser vistos a olho nu, ou seja, sem o uso de um telescópio. Com informações da Agência Brasil.

A paisagem só poderá ser vista novamente em junho de 2022.

Para observar todos os planetas juntos, você precisará acordar cedo para chegar a um ponto de observação de estrelas, pelo menos uma hora antes do nascer do sol. Tente escolher um local onde o horizonte esteja livre. Mercúrio é o planeta mais esquivo de se ver, pois aparece próximo ao horizonte e apenas brevemente por causa de sua órbita próxima ao sol. Já Vênus se destacará como o planeta mais brilhante do céu.

Segundo o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenador do projeto Astro&Física, Marcelo Schappo, o evento está em seus últimos dias, e a coincidência das cinco órbitas visíveis acabará durante já no início da semana.

De acordo com o físico, a observação dos planetas só é possível cerca de uma hora e meia antes de o Sol nascer. “O horário exato varia de acordo com a localidade. A melhor referência é antes do nascer do Sol, porque a luminosidade acaba ocultando a luz refletida pelos planetas”, disse.

Que horas o sol nasce?

  • 06:45 (São Paulo)
  • 7h00 (Florianópolis)
  • 6h35 (Brasília)
  • 5h35 (Recife)
  • 7h05 (Manaus)
  • 6h11 (Campo Grande)

Como identificar os planetas?

Júpiter

Estará bem brilhante a oeste entre os planetas

Saturno

Menos brilhante que júpiter, mas bem próximo dele

Marte

Imagine uma linha imaginária ligando Júpiter e Saturno, então siga esse traço até você ficar de frente para Norte e Nordeste. Assim, Marte estará avermelhado nessa linha, à meia-altura no céu.

Vênus

Brilhante à Nordeste, abaixo e à esquerda das famosas 'Três Marias'.

Mercúrio

Quando Júpiter e Saturno começarem a se pôr no horizonte oeste, Mercúrio então vai surgir.

 

Última modificação em 29/07/2022 11:39

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por