Saiba que horas vai dar para ver a 1ª Superlua de 2026
Lua Cheia de Perigeu acontece neste sábado
Deseja ver a primeira superlua de 2026? Programe seu alarme para esse sábado, 3 de janeiro, pois a próxima lua cheia atingirá seu ápice no início da manhã, na constelação de Gêmeos – justamente no pico da chuva de meteoros Quadrântidas .
Qual o horário da Superlua?
A Lua Cheia de 3 de janeiro vai ocorrer às 07h03 (horário de Brasília). Uma superlua ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra, em um ponto chamado perigeu, fazendo com que pareça maior e mais brilhante do que o normal. A NASA afirma que a Lua cheia ocorre a cada 27 dias, e uma “superlua”, termo não oficial da astrologia, acontece apenas de três a quatro vezes por ano.
Em seu ponto mais próximo, que ocorrerá na madrugada de sábado, 3 de janeiro de 2026, a lua cheia parecerá cerca de 6% maior e 12% mais brilhante . E isso afeta a Terra, já que a lua estará mais próxima, podendo causar marés mais altas que o normal.
Quando ocorre a chuva de meteoros Quadrântidas?
A chuva de meteoros Quadrântidas de 2026 atingirá seu pico na noite de 3 para 4 de janeiro de 2026, e você poderá ver cerca de 10 meteoros por hora em céus escuros, podendo chegar a 200 no pico, de acordo com a NASA e a Sociedade Americana de Meteoros . Embora seja considerada uma das melhores chuvas de meteoros anuais, com bolas de fogo brilhantes, o pico das Quadrântidas dura apenas algumas horas e é melhor observado durante a noite e antes do amanhecer.
Para observar a chuva de meteoros, que se origina do asteroide 2003 EH1, ou possivelmente um “cometa rochoso”, mantenha-se longe da iluminação pública e de ruas e deite-se de costas com os pés voltados para o nordeste. As “explosões” de bolas de fogo poderão ser vistas assim que seus olhos se ajustarem, em cerca de 30 minutos, segundo a NASA.
Veja também o guia sobre as fases da lua