Espiritualidade

Aprenda a oração de Corpus Christi e conheça a história do dia

A oração pode transformá-lo e , quando você muda, faz com que o mundo mude a forma como se relaciona com você.

Escrito por

A oração pode transformá-lo e, quando você muda, faz com que o mundo mude a forma como se relaciona com você. Neste dia, aprenda a oração de Corpus Christi.

A Festa de Corpus Christi, ou Festa do Corpo e Sangue de Cristo, celebra a instituição do Sacramento da Sagrada Comunhão na Última Ceia. O corpo e o sangue de Cristo na sagrada comunhão são nossos verdadeiros alimentos como cristãos. Eles nos dão forças para viver nossas vidas em união com Deus e para fazer Sua santa vontade.

Jesus nos ensina sobre a importância da oração. Os Evangelhos registram dezessete vezes que Jesus separou um tempo para orar. Nas Escrituras, Jesus ora com frequência, de manhã e à noite. Ele ora durante eventos críticos em sua vida e ora antes de ministrar às pessoas necessitadas. Jesus é um modelo de oração para nós.

 

Relacionado: Em 2023, Corpus Christi é feriado em SP ou ponto facultativo?

Oração  de Corpus Christi

"Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!"

Em seguida, reze um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: como era no princípio, é agora e será para sempre. Amém.

Pai Nosso

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoa-nos as nossas ofensas, como perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Um homem.

Ave Maria

Ave Maria cheia de graça. O Senhor está com você. Bendita és tu entre as mulheres; e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

História

Corpus Christi ou a Festa de Corpus Christi também é conhecida como a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Este festival da Igreja Católica Romana homenageia o corpo de Jesus Cristo na Eucaristia. O dia é observado em uma quinta-feira ou em um domingo após o Domingo da Trindade. É feriado em muitos países.

Ao contrário da crença popular, o Corpus Christi não é apenas um festival católico, mas também celebrado em algumas igrejas anglicanas e luteranas. Essas igrejas têm uma forma muito diferente de celebrar em comparação com suas contrapartes católicas. As igrejas anglicana e luterana não têm procissões de rua e as celebrações se restringem principalmente aos eventos religiosos. Os protestantes normalmente não celebram o dia. Na maioria das culturas, a Sagrada Comunhão também é uma parte importante do festival.

Datas de Corpus Christi nos próximos anos:

Ano data dia da semana
2023 8 de junho quinta-feira
2024 30 de maio quinta-feira
2025 19 de junho quinta-feira
2026 4 de junho quinta-feira

 

Leia também: Corpus Christi é feriado Nacional?

Última modificação em 07/06/2023 22:27

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Oração