Aprenda a oração de Corpus Christi e conheça a história do dia

A oração pode transformá-lo e , quando você muda, faz com que o mundo mude a forma como se relaciona com você.

A oração pode transformá-lo e, quando você muda, faz com que o mundo mude a forma como se relaciona com você. Neste dia, aprenda a oração de Corpus Christi.

A Festa de Corpus Christi, ou Festa do Corpo e Sangue de Cristo, celebra a instituição do Sacramento da Sagrada Comunhão na Última Ceia. O corpo e o sangue de Cristo na sagrada comunhão são nossos verdadeiros alimentos como cristãos. Eles nos dão forças para viver nossas vidas em união com Deus e para fazer Sua santa vontade.

Jesus nos ensina sobre a importância da oração. Os Evangelhos registram dezessete vezes que Jesus separou um tempo para orar. Nas Escrituras, Jesus ora com frequência, de manhã e à noite. Ele ora durante eventos críticos em sua vida e ora antes de ministrar às pessoas necessitadas. Jesus é um modelo de oração para nós.

 

Relacionado: Em 2023, Corpus Christi é feriado em SP ou ponto facultativo?

Oração  de Corpus Christi

"Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores!"

Em seguida, reze um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: como era no princípio, é agora e será para sempre. Amém.

Pai Nosso

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoa-nos as nossas ofensas, como perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Um homem.

Ave Maria

Ave Maria cheia de graça. O Senhor está com você. Bendita és tu entre as mulheres; e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

História

Corpus Christi ou a Festa de Corpus Christi também é conhecida como a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Este festival da Igreja Católica Romana homenageia o corpo de Jesus Cristo na Eucaristia. O dia é observado em uma quinta-feira ou em um domingo após o Domingo da Trindade. É feriado em muitos países.

Ao contrário da crença popular, o Corpus Christi não é apenas um festival católico, mas também celebrado em algumas igrejas anglicanas e luteranas. Essas igrejas têm uma forma muito diferente de celebrar em comparação com suas contrapartes católicas. As igrejas anglicana e luterana não têm procissões de rua e as celebrações se restringem principalmente aos eventos religiosos. Os protestantes normalmente não celebram o dia. Na maioria das culturas, a Sagrada Comunhão também é uma parte importante do festival.

Datas de Corpus Christi nos próximos anos:

Ano data dia da semana
2023 8 de junho quinta-feira
2024 30 de maio quinta-feira
2025 19 de junho quinta-feira
2026 4 de junho quinta-feira

 

Leia também: Corpus Christi é feriado Nacional?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes