Corpus Christi é feriado Nacional? Veja a data em 2021

Em 2021, a data tradicional de Corpus Christi cai no dia 3 de junho.

A dia de Corpus Christi é uma das principais solenidades da igreja Católica, pois celebra o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. No Brasil é tradição colorir as ruas com tapetes de serragens e procissões, e uma pergunta sempre volta nessa época: Corpus Christi em 2021 é feriado Nacional?

Corpus Christi, tradicionalmente, cai na quinta-feira após o Domingo da Trindade. Neste ano, a data cai no dia 3 de junho.

 

Corpus Christi em 2021 é feriado nacional?

Embora seja uma tradição no país ter folga neste dia, Corpus Christi não é um feriado nacional.

O dia em questão não é considerado dia útil para fins de operações no mercado financeiro, portanto, os bancos fecham na mencionada data. Os governos federal, estadual e municipal, podem, também, declarar o mencionado dia como ponto facultativo nas repartições públicas.

Algumas cidades, no entanto, tornaram a data feriado municipal, como Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e outras.

Em São Paulo, o feriado de Corpus Christi de 2021 e de 2022 foram antecipados em 23 de março de 2021, medida para tentar reduzir a circulação de pessoas e conter a explosão de casos de covid-19.

Relacionado: Veja os 5 feriados antecipados em São Paulo em 2021

Corpus Christi, ou Festa do Corpo e Sangue de Cristo, celebra a instituição do Sacramento da Sagrada Comunhão na Última Ceia. O corpo e o sangue de Cristo na sagrada comunhão são nossos verdadeiros alimentos como cristãos. Eles nos dão força para viver nossas vidas em união com Deus e para fazer Sua santa vontade.

Qual a origem da festa?

O surgimento do Corpus Christi como festa cristã não aconteceu até a segunda metade do século XIII com os esforços de uma freira chamada Juliana de Liège.

Desde a infância, Juliana afirmava que Deus lhe dizia que deveria haver um dia de festa para a Eucaristia e acabou fazendo uma petição ao bispo de Liège. Naquela época, os bispos podiam organizar festas em suas dioceses locais. O bispo concordou com a festa e convocou um sínodo em 1246 e ordenou que uma celebração de Corpus Christi fosse realizada anualmente.

A festa de Corpus Christi só começou a se espalhar depois da morte de Juliana e do Bispo. Em 1264, o Papa Urbano IV emitiu a bula papal Transiturus na qual Corpus Christi foi feito uma festa durante todo o Rito Latino.

Corpus Christi é principalmente uma festa católica romana, mas também é reconhecida no calendário de algumas igrejas anglicanas, mais notavelmente a Igreja da Inglaterra. Também é celebrado por alguns cristãos ortodoxos de rito ocidental. Em muitas partes da Europa medieval, Corpus Christi era uma época popular para a apresentação de peças de mistério.

Junto com a Quaresma, o Advento, a Páscoa, o Pentecostes e o Natal, os bispos católicos romanos têm o dever de estar presentes em suas catedrais em Corpus Christi.

Em Valência, Espanha, Corpus Christi é um dos principais festivais. Foi celebrado pela primeira vez em 1335 e continuamente desde 1372. Rica em simbolismo e representações sobre o mistério da vida, remontando às peças de mistério da Idade Média, a festa realiza-se nas ruas de Valência no oitavo domingo após o Domingo de Páscoa.

Em comemoração à Última Ceia no dia anterior à crucificação de Jesus, muitos cristãos ao redor do mundo recebem a comunhão neste dia. Em alguns países, o pão consagrado (ou hóstia) é exibido nas ruas. Os padres carregam o pão na custódia, que é uma espécie de vaso em que fica exposta a hóstia consagrada. Na Espanha e na Provença as procissões podem ser elaboradas, apresentando santos e personagens da Bíblia, seguindo um caminho decorado com coroas de flores e flores.

Leia também: Feriados em 2021: veja a lista de pontos facultativos e datas nacionais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes