Rio de Janeiro – Hoje, 18, o público vai conhecer a campeã do Carnaval Carioca de 2026. Após três dias de desfiles, realizados entre 15 e 17 de fevereiro, os carnavalescos se reúnem na Cidade do Carnaval a partir das 16 horas para consagrar a escola de samba vitoriosa, como também as rebaixadas para o grupo de acesso. Confira quando será o horário da apuração do carnaval 2026 RJ.
Onde assistir a apuração Carnaval 2026 RJ
A apuração do carnaval nesta quarta-feira começa às 16 horas (de Brasília) e vai passar ao vivo na TV Globo. Para poder conferir, plataformas como o g1 e o Globoplay vão transmitir, ao vivo, as apurações.
O levantamento das notas que definirão as escolas campeãs do Grupo Especial vai ser realizado na Praça da Apoteose, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde aconteceram os desfiles.
No domingo (15 de fevereiro), a passarela do samba foi aberta pela Acadêmicos de Niterói, seguida pela Imperatriz Leopoldinense, pela Portela e encerrando com a Estação Primeira de Mangueira.
Na segunda-feira (16 de fevereiro), a segunda noite de desfiles contou com a Mocidade Independente de Padre Miguel, a atual campeã Beija-Flor de Nilópolis, a Unidos do Viradouro e a Unidos da Tijuca.
Por fim, na terça-feira de Carnaval (17 de fevereiro), o grupo completou suas exibições com o Paraíso do Tuiuti, a Unidos de Vila Isabel, a Acadêmicos do Grande Rio e o fechamento oficial feito pela Acadêmicos do Salgueiro.
As notas das escolas de samba são atribuídas por um corpo de jurados que avalia nove quesitos fundamentais: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Cada quesito recebe notas de quatro jurados, variando de 9,0 a 10,0, sendo que a menor nota de cada categoria é descartada no somatório final.
Além da avaliação artística e técnica, as escolas podem sofrer penalidades administrativas caso descumpram obrigatoriedades do regulamento, como o tempo de desfile (entre 70 e 80 minutos), o número mínimo de componentes em alas específicas, como as baianas e a bateria, ou a quantidade permitida de alegorias. O critério de desempate é definido por um sorteio realizado pouco antes da apuração, estabelecendo uma ordem de prioridade entre os quesitos; caso duas escolas terminem com a mesma pontuação, vence aquela que tiver a maior nota no quesito que foi sorteado para ser o primeiro critério de desempate.