Jornal DCI DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Bairro da Liberdade celebra chegada do Ano Novo Chinês de 2026; veja programação

Evento é gratuito e acontece no sábado e domingo

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Ano Novo Chinês
Foto: Diegograndi/Getty Images

Neste fim de semana, dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, o bairro da Liberdade em São Paulo recebe a 21ª Festa do Ano Novo Chinês. Nos dois dias, das 10h às 18h, serão realizadas apresentações culturais, de dança e de artes marciais (Kung Fu), rituais orientais e outras manifestações artísticas chinesas. Barracas com comidas e bebidas típicas também serão montadas ao longo da Rua Galvão Bueno e ao redor da Praça da Liberdade.

Por causa do evento, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) organizou uma operação especial com interdições no trânsito do bairro. Estarão interditadas: Rua dos Estudantes entre Av. Liberdade e Rua da Glória; e Rua Galvão Bueno, entre Rua Américo de Campos e Praça da Liberdade. iO desvio ocorrerá pela Av. da Liberdade, Largo Sete de Setembro e Rua da Glória.

Programação:

10h – Início do evento

11h – Desfile da Dança do Leão e Dragão

12h – Abertura oficial com presença de autoridades

12h30 às 19h – Atrações de palco: dança, música, Kung Fu, Tai Chi Chuan e muito mais

19h – Encerramento

Qual o animal do Ano Novo Chinês?

Ano do Cavalo de Fogo começa em 17 de fevereiro de 2026 e termina em 5 de fevereiro de 2027. Por coincidência, o Ano do Cavalo de Fogo começa e termina com um eclipse solar anular do tipo “anel de fogo”, na Antártida em 2026 e na América do Sul e África Ocidental em 2027.

A lua determina as datas do Ano Novo Chinês. Um festival lunar, ele começa com a Lua Nova em 17 de fevereiro de 2026.

O Ano Novo Lunar marca a transição de um animal para outro a cada ano. O Ano da Serpente, que começou em 29 de janeiro de 2025, terminará em 16 de fevereiro.

Segundo a Asia Society Texas , 2026 será o Ano do Cavalo, que simboliza “energia, liberdade e impulso para a frente” . O cavalo também é sinônimo de força, graça e determinação.

Estátuas de cavalos, simbolizando o Ano do Cavalo que se aproxima, são exibidas em um shopping center em Kuala Lumpur, em 20 de janeiro de 2014, em preparação para o Ano Novo Lunar Chinês.

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.