São Paulo — A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas fortes entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30 de janeiro), com risco de temporais, raios, rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões paulistas. O órgão pede atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Na quinta-feira, dia 29 de janeiro, o tempo segue com características típicas do verão. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens, elevação das temperaturas ao longo do dia e pancadas de chuva forte no período da tarde. Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e granizo em pontos isolados.
Apesar de não serem generalizadas, as pancadas podem ocorrer de forma intensa em curto período, aumentando o risco de alagamentos pontuais.
Já na sexta-feira, 30, a situação exige ainda mais atenção. A Defesa Civil alerta para chuvas generalizadas e persistentes em grande parte do estado, com possibilidade de acumulados elevados, além de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo.
O órgão reforça a necessidade de monitoramento constante das condições do tempo, sobretudo em áreas suscetíveis a deslizamentos e enchentes.
Regiões com acumulados de chuva muito altos
- Vale do Ribeira
- Itapeva
- Sorocaba
Regiões com acumulados de chuva altos
- Região Metropolitana de São Paulo
- Baixada Santista
- Serra da Mantiqueira
- Litoral Norte
- São José dos Campos
- Campinas
- Ribeirão Preto
- Bauru
- Araraquara
Regiões com acumulados de chuva médios
- Presidente Prudente
- Marília
- Araçatuba
- Franca
- Barretos
- São José dos Campos
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante tempestades e ficar atenta a sinais de risco, como rachaduras em imóveis e movimentação de encostas.
Em caso de emergência, o recomendado é acionar o telefone 199.
Nesta época do ano, os temporais estão associados, principalmente, às chuvas convectivas, fenômeno típico do verão. Esse tipo de precipitação ocorre devido ao aquecimento intenso da superfície, que favorece a formação de nuvens carregadas e resulta em pancadas de chuva forte em curto intervalo de tempo. Em muitos casos, essas tempestades vêm acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo.
Embora tenham rápida dissipação, as chuvas convectivas podem provocar impactos significativos, como alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, destelhamentos e desabamentos de muros, especialmente em áreas urbanas e regiões com histórico de vulnerabilidade.
A orientação das autoridades é evitar áreas alagadas, não tentar atravessar ruas ou avenidas inundadas e buscar abrigo em locais seguros durante o temporal, como residências, prédios ou veículos fechados, sempre com os vidros levantados. Em situações de raios, é fundamental manter distância de árvores, postes, cercas, estruturas metálicas e áreas abertas, reduzindo o risco de descargas elétricas.
Também é recomendado manter atenção redobrada em regiões próximas a encostas, margens de rios e córregos, observando sinais de perigo, como elevação repentina do nível da água, movimentação de terra, rachaduras no solo, queda de galhos ou estruturas.
Onde vai chover na cidade de São Paulo
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da cidade de São Paulo, a quinta-feira (29), começa com sol forte e temperatura em elevação. Nas primeiras horas da tarde, a combinação de calor e a formação de áreas de instabilidade provoca chuva em forma de pancadas generalizadas e com moderada a forte intensidade. Há potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos, e transbordamentos de pequenos rios e córregos. As precipitações devem se prolongar para a noite, porém os maiores volumes são esperados para o período da tarde. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.
Na sexta-feira (30), chuva fraca na madrugada. Manhã com muitas nuvens, poucas aberturas de sol e possibilidade de chuva isolada. À tarde, as instabilidades ganham força e há potencial para formação de alagamentos, transbordamentos de pequenos rios e córregos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta. Os termômetros oscilam entre 19°C na madrugada e 25°C no meio do dia.

