Após dias suspenso por causa do Carnaval, o rodízio de veículos de São Paulo volta a funcionar nesta quinta-feira, 19 de fevereiro. A regra prevê restrição de circulação de veículos no centro expandido da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Rodízio de veículos em São Paulo em 2026
O rodízio de veículos começa às 7h durante a manhã e às 17h durante a tarde. Pela manhã, o rodízio termina às 10h. No período da tarde/noite, é encerrado às 20h. O sistema funciona da seguinte maneira: placas final 1 e 2 não podem circular às segundas-feiras; final 3 e 4 não circulam às terças; 5 e 6, às quartas; quem tem carro com placa final 7 e 8 está proibido de trafegar às quintas-feiras e às sextas não circulam as placas 9 e 0.
- Finais de placa 1 e 2 – segunda-feira
- Finais de placa 3 e 4 – na terça-feira
- Finais de placa 5 e 6 – na quarta-feira
- Finais de placa 7 e 8 – na quinta-feira
- Finais de placa 9 e 0 – na sexta-feira
Não há rodízio aos sábados, domingos e feriados. Em caso de dúvidas consulte a Central de Operações da CET por meio da central SP156. O desrespeito ao rodízio implica em infração de trânsito de nível médio, com multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.
Embora o valor da multa de rodízio não esteja entre as mais altas, o condutor deve ficar ciente que é possível tomar duas multas em um mesmo dia. Isso porque o sistema na capital paulista é divido no período da manhã e da tarde, ou seja, se o motorista descumprir os horários, a punição será em dobro.
O modelo foi criado em 1997, pela Lei Municipal 12.490 e regulamentada pelo Decreto 37.085. A proposta foi de tentar diminuir a circulação de veículos em vias públicas da cidade, e assim melhorar as condições do trânsito em São Paulo capital. Além de reduzir a poluição na capital paulista.