Nesta terça-feira, 17 de fevereiro, vamos conhecer qual escola de samba ganhou o Carnaval de São Paulo de 2026. Além de saber qual escola é a campeã, a apuração revelou quais as duas agremiações rebaixadas e que estarão no grupo de acesso de 2027.
Qual escola de samba ganhou o Carnaval de São Paulo?
A apuração do carnaval das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo foi nesta terça-feira. Acompanhe.
Desfilaram grupo especial de 2026 as escolas de samba Mocidade Unida da Mooca, Colorado do Brás, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Barroca Zona Sul, Império da Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco.
Quesitos avaliados no Carnaval 2026
Harmonia: são avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).
Samba-enredo: se divide em dois subquesitos. Em relação à letra, o jurado deve avaliar se ela transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já em melodia, deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
Bateria: analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.
Enredo: o enredo é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.
Fantasia: devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.
Alegoria: avaliam-se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: são considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.
Comissão de Frente: o jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.
Evolução: de forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.
Quando é o desfile das campeãs?
O desfile das campeãs do Carnaval de São Paulo acontece em 21 de fevereiro, sábado, no Sambódromo do Anhembi. O número de escolas que se passam pela avenida novamente varia a cada ano.
Ao contrário do desfile principal, o evento com as campeãs não é transmitido pela televisão. Os foliões que quiserem assistir as agremiações na avenida podem adquirir ingressos pela internet ou diretamente na bilheteria do Sambódromo do Anhembi ou em sites do evento.
Além dos ingressos para a arquibancada, também é possível adquirir entradas para um espaço com mesas e cadeiras, ou no lounge.