Economia

13º chegará aos aposentados com benefício de maio e junho

Quase R$ 56 bilhões relativos à antecipação do 13º salário serão pagos a 31 milhões de aposentados e pensionistas

Escrito por

Agora é oficial: aposentados e pensionistas do INSS devem ter a antecipação do 13º  junto com os benefícios de maio e junho.  O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse nesta quarta-feira, 28, que a antecipação das duas parcelas do 13º benefício de aposentados e pensionistas deve ocorrer nos próximos dois meses.

Segundo o secretário, ainda não bateram o martelo sobre a data, mas tudo indica que será nos dois meses subsequentes. Não há tempo viável para acrescentar a 1ª parcela ao benefício de abril, a ser pago do finzinho de abril a começo de maio, por isso, ela deve vir com o benefício de maio a ser pago do finzinho de maio a começo de junho. Já a 2ª parcela deverá vir com o benefício de junho a ser pago, do fim de junho a começo de julho.

Dinheiro chega efetivamente ao bolso dos aposentados e pensionistas entre o final de maio e início de junho, diz o inss. Foto: arquivo

Bianco explicou que se trata de um volume significativo de dinheiro, de cerca de R$ 56 bilhões para aproximadamente 31 milhões de aposentados e pensionistas. Uma operação complexa, mas entendida como necessária pelo governo.

Embora os recursos para pagamento do 13º já estivessem previstos pelo governo, o ministro Paulo Guedes havia condicionado a antecipação do abono à aprovação do Orçamento 2021.

Quando vem a  antecipação do 13º dos aposentados

A primeira parcela do 13º dos aposentados deverá vir com o benefício de maio, que chega efetivamente  no bolso do aposentado no finzinho de maio  ou início de junho. Mais precisamente, o pagamento será feito do dia 25 de junho a 8 de junho.

E a segunda metade do abono deverá ser paga junto com o benefício de junho, que é creditado ao aposentado ou pensionista no fim de junho ou começo de julho. O crédito será do dia 25 de junho a 7 de julho.

É evidente que com a crise financeira que atravessa o País, as compras e as contas mais urgentes podem e devem ser quitadas com esse dinheiro. No entanto, não se deve perder de vista que não haverá esse dinheiro extra no fim do ano.

Assim, o ideal para quem não está no sufoco financeiro é providenciar uma reserva financeira com esse dinheiro, que servirá para qualquer emergência ou até mesmo para os gastos nas festas de Natal e Ano-Novo.

Pagamento de abril

O INSS iniciou na segunda-feira, dia 26, o pagamento do benefício referente ao mês de abril para quem recebe pelo piso, quer dizer, um salário mínimo. Para esses segurados, o pagamento segue até o dia 7 de maio, sempre de acordo com o número final de inscrição do benefício.

Para quem ganha mais que um salário mínimo, o pagamento começa no dia 3 de maio e vai também até o dia 7 de maio, em escala definida pelo número final de inscrição da aposentadoria ou pensão.

 

Última modificação em 26/07/2022 08:46

Regina Pitoscia

Foi colaboradora das revistas Exame, Cláudia e Nova. Formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, cursou Extensão Universitária em Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) São Paulo e na Faculdade de Economia e Administração da USP, Extensão Universitária em Mercado de Capitais e Finanças Pessoais no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), e Máster em Varejo pela FIA-USP. Recebeu Prêmio Esso de Jornalismo/Economia, de 1989, com reportagem “Seu Fundo de Garantia pelo Ralo”. Atuou como editora dos Cadernos de Finanças Pessoais: “Seu Dinheiro” no Jornal da Tarde, “Suas Contas” e “Fundos & Cia” no Estadão.

Compartilhe
Escrito por