Economia

Aprenda a organizar o orçamento para 2021

Organizar o orçamento requer um pouco de planejamento de forma frequente; e vale a pena começar já para conquistar seus planos!

Escrito por

Já está na hora de começar a organizar o orçamento para 2021; e a boa notícia é que pode ser algo mais fácil do que você pensa se tratar de colocar ordem nas contas desde já. Vamos ajudar nesta tarefa!

Primeiramente, você precisa conhecer o seu orçamento atual. É fundamental colocar as receitas e despesas no papel, em uma tabela do Excel ou em um aplicativo. Trate de anotar todos os gastos fixos e variáveis e já avalie se alguns podem ser substituídos por gastos menores ou até cortados da lista. 

Também é importante checar todas as eventuais dívidas. O primeiro passo é entender quanto está devendo. Depois, avalie as possibilidades de negociar ou quitar o que for possível ou, ainda, substituir dívidas de juros maiores por outras com juros menores. Na maior parte dos casos, por exemplo, vale pegar um empréstimo pessoal para quitar dívidas altas como as de cartão de crédito.

Avalie também as startups da área de crédito, que ajudam na negociação de dívidas de forma rápida e online e também mostram as possibilidades de empréstimo de acordo com o perfil de quem busca.

 

Para organizar o orçamento, anote previsões de gastos para o ano que vem

 

Depois de entender para onde seu dinheiro está indo, cortar ou substituir despesas desnecessárias e organizar as dívidas, está na hora de anotar as previsões de gastos para 2021. Pense nos primeiros meses do ano e já anote o que provavelmente terá de despesa para que isso já faça parte do orçamento. Por exemplo, é natural que no início de um ano venham gastos extras como IPTU e IPVA, além dos gastos fixos que você já tem na planilha atual. 

Sabendo quanto deve gastar e também quanto deve ter de receita, se torna mais fácil organizar o orçamento. Se houver sobra de dinheiro, naturalmente tudo fica mais fácil. Mas se a planilha já indicar que vai faltar, é preciso agir de algumas formas: realizando mais cortes, ainda que temporários; ou arrumando receita extra. Atualmente, a internet traz uma série de oportunidades para quem precisa fazer um freela ou oferecer produtos e serviços para ganhar um pouco mais. Vá atrás se necessário!

Imagem: reprodução / unsplash

Estabeleça planos e metas

 

Finalmente, é necessário também estabelecer planos e metas para 2021. Afinal de contas, trabalhar apenas para pagar contas não é o sonho de ninguém, certo? Se você tem intenção de comprar um carro, passar a morar sozinho ou fazer qualquer outra coisa, precisa saber quanto esse objetivo significa em termos financeiros. 

A partir daí pense no prazo para a aquisição. Por exemplo, se você quer fazer uma viagem de R$ 1.500 em dezembro de 2021, terá o ano inteiro para juntar esse valor. Ao organizar o orçamento, isso deve constar na planilha!

Lembre-se também, caso ainda não tenha, que é importante contar com uma reserva de emergência no caso de uma eventualidade ou até mesmo oportunidade que apareça. O ideal é guardar sempre um pouco de dinheiro a cada vez que algum dinheiro entra na sua conta bancária. Não deixe para guardar apenas quando sobra, priorize. A reserva também deve fazer parte do planejamento de qualquer pessoa que quer organizar o orçamento para 2021. 

Última modificação em 28/07/2022 14:43

Janaina Gimael

Jornalista, educadora financeira e contadora de histórias. Tem especialização em economia para jornalistas, terapia financeira e psicologia econômica. É articulista do Dinheirama e já passou por empresas como Bloomberg, Patagon, Agência Dinheiro Vivo e Nubank. No insta: @janaina.dimdim

Compartilhe
Escrito por