CLT

Beneficiários podem solicitar seguro-desemprego online; confira

Com o atendimento presencial suspenso, segurados podem solicitar através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou site do Emprega Brasil

O seguro-desemprego é um benefício oferecido aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho  (IDT) suspenderam o atendimento presencial nas unidades do país. Mas os trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego podem solicitar o benefício online.

  • Pelo site oficial gov.br/trabalho
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital

 

Quem pode solicitar o seguro-desemprego?

Em suma, o seguro-desemprego é um benefício concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. Assim, é possível solicitar o auxílio de 7 a 120 dias após a demissão. Dessa forma, as exigências para solicitar são:

  • dispensados sem justa causa;
  • desempregados no momento do requerimento;
  • ter recebido, então, salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI);
  • não possuir renda própria para o sustento da família;
  • não estar recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

 

Quais os documentos para solicitar o seguro-desemprego?

  • RG;
  • Carteira de Trabalho com identificação de Inscrição no PIS/PASEP;
  • Requerimento de Seguro Desemprego (impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego);
  • Termo de Recisão do Contrato de Trabalho, com o código 01 ou 03 ou 88.

 

Como solicitar seguro-desemprego online?

  1. Acessar, então, o site Emprega Brasil e se cadastrar no site;
  2. Dessa forma, preencher os seus dados como CPF, nome completo, telefone e e-mail. Confirmar que não é um robô e aceitar os ‘Termos de Uso’ do site;
  3. Confirme a data de nascimento;
  4. Escolher a sua senha provisória, que será enviada para o seu e-mail ou pelo seu celular que foi cadastrado;
  5. Ofereça o código de validação e clicar em “validar cadastro”;
  6. Após é só criar a sua senha definitiva;
  7. Volte para o site e clique em entrar;
  8. Procure por “Já tenho cadastro”;
  9. Vão aparecer 5 perguntas sobre o seu histórico de trabalho e você deve acertar pelo menos 4 delas;
  10. Preencha mais uma ficha, dessa vez de solicitação do seguro-desemprego;
  11. Assim, anexe os documentos solicitados;
  12. Guarde o número de protocolo gerado.

 

Como solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo?

  1. Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;
  2. Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;
  3. Clique em “Benefícios”, para ser direcionado para ao Seguro-desemprego;
  4. Utilize o comando Solicitar na aba do Seguro-desemprego;
  5. Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego;
  6. Confirme as informações e clique no comando avançar ao final da tela;
  7. Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado. Leia e concorde com as informações antes de clicar em confirmar;
  8. O app irá trazer informações sobre o processamento do seu benefício. Portanto, caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

 

Como consultar o seguro-desemprego online pelo aplicativo Caixa Trabalhador?

Decerto, o valor pago leva em consideração a média dos salários dos últimos três meses anteriores da dispensa do trabalhador. Assim, há a liberação da parcela após 30 dias da aquisição ou saque da parcela anterior. Com efeito, através do aplicativo Caixa Trabalhador, é possível acessar diversos serviços e apresenta diversas vantagens aos beneficiários dos programas da Caixa Econômica Federal. Ademais, também é possível realizar a consulta do seu benefício. Veja:

  • Então, entre no app com o número do seu CPF ou o número do seu NIS;
  • Para ver valores é necessário cadastrar uma senha (ou entrar com a senha já cadastrada);
  • Assim, clique em Ver os valores no banner que surge abaixo do seu nome e acima das informações sobre PIS/Abono Salarial;
  • Da mesma forma, cadastre uma senha, entre com a cadastrada, ou solicite a reconfiguração da senha.

 

Leia também:

 

Última modificação em 28/07/2022 19:35

Compartilhe