Imposto de renda

Como proprietário e inquilino devem lançar aluguel no IR2021

Principal ponto para o qual ambos devem prestar atenção é que os valores lançados sejam iguais nas respectivas declarações

Escrito por

Muita atenção na hora de informar valores de aluguel. Tanto pelo lado do proprietário que recebeu, como pelo lado do inquilino, que pagou. É fundamental que os valores lançados pelo locador e locatário sejam os mesmos em suas respectivas declarações do Imposto de Renda.

A gerente executiva de Controladoria da Lello Imóveis, Luciana Armentano, listou algumas dicas bem práticas e úteis para o preenchimento da declaração.

Como proprietários devem declarar o aluguel

No caso de imóveis administrados por imobiliárias, é importante que o proprietário informe o aluguel com o valor da taxa de administração já descontada. Outro ponto:  “O proprietário nunca deve declarar a imobiliária como a fonte pagadora dos aluguéis”, alerta Luciana.

O valor pago à imobiliária pelo proprietário deve ser informado na ficha “Pagamentos e Doações” com o código 71 – Administrador de imóveis. É necessário informar o total pago no ano e o nome e CNPJ da imobiliária.

Se o proprietário ou algum dependente recebeu aluguel de Pessoa Jurídica, deve utilizar o campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” e destacar nesse campo todas as retenções de Imposto de Renda já feitas.

Caso o locador tenha recebido aluguel de Pessoa Física, o campo correto a ser utilizado é o de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física”. Ali deverão ser feitos os lançamentos mês a mês e colocar o DARF do Carne Leão.

Dicas valiosas aos inquilinos

Para os inquilinos que pagaram aluguel em 2020, a dica é informar na declaração de Imposto de Renda apenas os valores dos aluguéis pagos. “As despesas com o pagamento do IPTU, o Imposto Territorial e Predial Urbano, com seguro incêndio e taxas de condomínio, mesmo que incluídas no contrato de locação, não devem ser informadas na declaração”, diz a gerente executiva da Lello.

Ela observa que, para declarar o total dos aluguéis pagos, o inquilino deve usar a ficha de “Pagamentos Efetuados”, com o código 70 – Aluguéis de Imóveis. Nesse mesmo campo, é necessário informar apenas o nome do inquilino e o CPF ou CNPJ do proprietário. “Mesmo que o contrato de aluguel seja intermediado pela imobiliária, não se deve incluir nesse campo os dados da empresa”, acrescenta Luciana.

Entre as dicas de Luciana, a última é que, se o declarante divide o aluguel com mais algum inquilino, os pagamentos devem ser declarados apenas por aqueles que constam no Contrato de Locação do imóvel. Outras informações sobre o lançamento de aluguel podem ser encontradas no site https://www.lelloimoveis.com.br/imposto-de-renda.

12 dicas para preencher a declaração do IR e não cair na malha fina

Última modificação em 26/07/2022 12:49

Regina Pitoscia

Foi colaboradora das revistas Exame, Cláudia e Nova. Formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, cursou Extensão Universitária em Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) São Paulo e na Faculdade de Economia e Administração da USP, Extensão Universitária em Mercado de Capitais e Finanças Pessoais no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), e Máster em Varejo pela FIA-USP. Recebeu Prêmio Esso de Jornalismo/Economia, de 1989, com reportagem “Seu Fundo de Garantia pelo Ralo”. Atuou como editora dos Cadernos de Finanças Pessoais: “Seu Dinheiro” no Jornal da Tarde, “Suas Contas” e “Fundos & Cia” no Estadão.

Compartilhe
Escrito por