Imposto de renda

Receita libera hoje consulta ao 1º lote de restituição do IR2021

Pagamento começa a ser feito na próxima segunda-feira, dia 31, mesmo dia do prazo final para quem ainda não entregou

Escrito por

A Receita Federal libera, nesta segunda-feira, 24, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020. O pagamento será feito entre os meses de maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês. A liberação do 1º lote será no próximo dia 31 de maio; a do segundo, em 30 de junho; a do terceiro, em 30 de julho, a do quarto, em 31 de agosto e a do quinto, em 30 de setembro. A consulta costuma ficar disponível uma semana antes da liberação dos lotes.

O valor é creditado na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração. Caso tenha problema para o depósito, a Receita deixará o valor disponível em agência do Banco do Brasil.

A restituição do IR é corrigida pela taxa Selic acumulada desde maio de 2021 até o mês anterior ao da devolução. Isso costuma ficar acima do rendimento líquido de aplicações financeiras, como caderneta e fundos de renda fixa.

Quem vai receber agora a restituição

Nesse primeiro lote virão, quase que integralmente, restituições de contribuintes com 60 anos ou mais e para os portadores de doenças graves, deficiência física ou mental. O contribuinte terá de ter assinalado na declaração essas condições especiais.

A Receita Federal considera como graves as seguintes doenças:  tuberculose ativa, esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome de imunodeficiência adquirida (aids), ou qualquer outra, com base em conclusão da medicina especializada.

Depois de ter feito o crédito a esse grupo de contribuintes, a Receita Federal começa o pagamento seguindo a ordem de entrega:  os contribuintes que entregaram primeiro a declaração receberão também primeiro.  Lembrando que o prazo final para a entrega do IR de 2021 vence na próxima segunda-feira, 31. Quem deixar de entrega estará sujeito a multa. Quem entregou e precisa fazer uma declaração retificadora, poderá fazê-lo no prazo de até 30 dias após a entrega a original.

Última modificação em 25/07/2022 14:56

Regina Pitoscia

Foi colaboradora das revistas Exame, Cláudia e Nova. Formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, cursou Extensão Universitária em Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) São Paulo e na Faculdade de Economia e Administração da USP, Extensão Universitária em Mercado de Capitais e Finanças Pessoais no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), e Máster em Varejo pela FIA-USP. Recebeu Prêmio Esso de Jornalismo/Economia, de 1989, com reportagem “Seu Fundo de Garantia pelo Ralo”. Atuou como editora dos Cadernos de Finanças Pessoais: “Seu Dinheiro” no Jornal da Tarde, “Suas Contas” e “Fundos & Cia” no Estadão.

Compartilhe
Escrito por