Economia

Seu nome está na malha fina? Saiba como resolver

Quem atrasar o pagamento ou tiver dados errados no imposto de renda pode pagar multa.

Escrito por

Após realizar a declaração do Imposto de Renda (IR), é preciso ficar atento se você não deixou nenhuma pendência nesse processo. Pois caso você omita, esqueça alguma informação ou coloque dados errados, seu nome vai cair na chamada malha fiscal, que é popularmente conhecida como malha fina.

Saiba mais sobre o que é a malha fina, como saber se você está nela e o que fazer para resolver esse problema.

O que é malha fina?

A malha fina é a revisão de todos os dados e declarações do contribuinte no imposto de renda. Se a pessoa tiver alguma informação errada ou faltando seu nome vai para a malha fina. Caso isso aconteça é melhor resolver o quanto antes para evitar multas e problemas maiores.

Principais motivos geram pendências

Existem alguns problemas comuns que acontecem na hora de fazer a declaração do imposto de renda, que podem te colocar na malha fina. Então, fique atento aos principais.

Omissão de Rendimentos

acontece muito com quem teve mais de um emprego no mesmo ano. Contudo é importante se lembrar de informar o que você recebeu de todas as fontes pagadoras, ainda que tenha havido rescisão de contrato de trabalho.

Erro na declaração dos dependentes

Informar dependentes sem relação de dependência ou dependente repetido na declaração dos cônjuges.

Despesas médicas

Como não há um limite de valor para dedução de gastos com saúde, alguns contribuintes podem acabar aumentando as despesas médicas para deduzir mais imposto da declaração. Por isso as despesas médicas declaradas devem ter comprovação com notas e recibos, com assinatura do profissional de saúde, seu nome completo, CPF e os dados do paciente.

Imagem: iStock/RyanJLane

Como saber se você caiu na malha fina?

Para verificar se seu nome está na malha fina, é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Lá você informa seu CPF e código de acesso. O código de acesso pode ser gerado no próprio site da receita federal. Em seguida, clique na opção “meu imposto de renda” e depois em pendências. Nessa parte vão estar apontados os motivos pelos quais sua declaração foi retida e, portanto, os erros ou informações que devem ser comprovados ou corrigidos para regularizar sua situação com o governo.

Como resolver a situação?

Se você caiu na malha fina e sua declaração, de fato, está com informações incorretas ou incompletas, é possível fazer a correção com os dados corretos através do programa gerador da declaração, o mesmo por onde a declaração é enviada ou mesmo online, através do site da receita federal.

Para fazer online, basta acessar o site da receita, clicar em "meu Imposto de renda", em "processamento", depois em preencher a declaração online. Na tela seguinte, clique em "retificar declaração". O sistema irá solicitar que você pegue no seu computador o arquivo com a declaração a ser corrigida. Depois siga as orientações do site e corrija as informações que estavam erradas. Por último, confira se as pendências foram removidas no site.

Acesse seu programa de declaração

Se você não conseguir alterar os dados necessários online, a retificação deve ser feita por meio do programa relativo ao mesmo exercício em que foi elaborada a declaração original. Abra o programa da declaração do IR 2020. Encontre, dentro do menu "declaração" a opção "retificar". Identifique a declaração por meio de seu nome e CPF e a selecione.

O programa irá criar uma cópia da declaração enviada com erro na aba “preenchimento”, indicando que essa cópia terá as informações corrigidas. Abra essa nova declaração e faça as correções necessárias, verifique se não há nenhuma pendencia ainda e envie novamente.

Verifique se os dados estão corretos

Mas se seu nome está na malha fina e você não cometeu nenhum erro na sua declaração, agende um atendimento na receita federal para apresentar seus documentos e comprovar as declarações feitas. Esse agendamento pode ser feito no site da receita federal. Existe a opção de esperar que a receita faça uma intimação para a prestação de contas, e só então apresentar as comprovações necessárias. Entretanto, para resolver mais rápido e evitar multas é melhor marcar um agendamento antes da notificação chegar.

Existe multa para quem está na malha fina?

Se você estiver na malha fina, você pode ter que pagar uma multa caso não resolva as pendencias na declaração a tempo. Se você fizer a retificação dos dados errados não haverá nenhuma multa. Caso você não faça e ainda tiver algum imposto para acertar, você terá que pagar uma multa referente a 20% do imposto de renda e se você for notificado pela receita esse valor sobe para 75%.

Última modificação em 29/07/2022 11:45

Luisa Eller

Jornalismo na PUC-SP, produtora de conteúdo e especialista em análise de SEO.

Compartilhe
Escrito por