Economia

Americanos ganham prêmio Nobel de Economia 2020 pela teoria do leilão

Os americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson ganharam o Prêmio Nobel de Economia 2020 por melhorias na teoria do leilão e invenção de novos formatos.

Escrito por

Os americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson ganharam o Prêmio Nobel de Economia 2020 nesta segunda-feira (12) por "melhorias na teoria do leilão e invenções de novos formatos de leilão".

“Suas descobertas beneficiaram vendedores, compradores e contribuintes em todo o mundo”, disse o Comitê do Nobel. Eles acrescentaram que os formatos de leilão que os vencedores  desenvolveram foram usados ​​para vender frequências de rádio, cotas de pesca e slots de aeroportos.

O anúncio dos vencedores foi feito em Estocolmo por Goran Hansson, secretário-geral da Real Academia Sueca de Ciências.

Tecnicamente conhecido como Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, a premiação iniciou em 1969.

Assim, termina uma semana de prêmios Nobel em um momento em que grande parte do mundo está passando pela pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial por causa do impacto da pandemia do coronavírus.

 

Prêmio Nobel de Economia 2020

O comitê disse que o trabalho de Wilson mostrou "porque licitantes racionais tendem a fazer lances abaixo de sua melhor estimativa do valor comum". Isto é, "o valor que é incerto de antemão, mas, no final, é o mesmo para todos".

“(Os licitantes) estão preocupados com a maldição do vencedor - isto é, com pagar muito e perder”, disse o comitê.

Milgrom desenvolveu uma teoria mais geral de leilões que leva em consideração o que se conhece como o “valor privado” do que está sendo vendido, que pode variar muito de licitante para licitante.

Falando a repórteres em Estocolmo por telefone depois de saber de sua vitória, Wilson teve dificuldade em pensar em um leilão do qual ele mesmo havia participado. Mas então acrescentou: “Minha esposa me disse que compramos botas de esqui no eBay. Acho que foi um leilão”.

O prestigioso prêmio vem com um valor em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão) e uma medalha de ouro.

Última modificação em 28/07/2022 22:41

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por