Tema redação Enem 2020 aborda doenças mentais no Brasil

Neste domingo (17), teve início à aplicação das provas do Enem 2020. O primeiro dia conta com 90 questões de linguagens e ciências humanas e um texto argumentativo.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou hoje (17) e o tema da redação foi divulgado há pouco. Este ano, os candidatos devem dissertar sobre “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. O tema foi relevado pelo ministro da educação, Milton Ribeiro em sua conta no Twitter e também nas redes sociais do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame.

Em 2019, último ano de provas, o tema da redação foi “democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Enem 2020

Neste domingo (17), começou o primeiro dia de provas do Enem 2020, que acontece neste ano por conta do adiamento do exame. Os conhecimentos cobrados hoje são referentes à linguagens e códigos, ciências humanas e a redação. O exame teve inicio às 13h30 e termina às 19h, somando cinco horas e meia de duração, com 90 questões mais o texto dissertativo.

No próximo domingo (24), a prova terá mais 90 questões referentes à ciências da natureza e matemática e contará com quatro horas e meia de duração. As provas presenciais devem movimentar cerca de 5,6 milhões de candidatos.

Além disso, pela primeira vez, este ano, haverá a prova digital para 96 mil inscritos. Os exames digitais serão aplicados nos dias 31 de janeiro e 7 fevereiro.

Tema redação Enem 2020

Considerada uma das etapas mais importantes da prova do Enem, a redação vale 1000 pontos e está realizada no primeiro dia de aplicação das provas.

A proposta de redação do Enem é fazer um texto dissertativo-argumentativo e que, no fim, mostre uma proposta de intervenção social respeitando os direitos humanos. Aqueles que fugirem ao tema ou desrespeitarem os direitos humanos têm a redação zerada e perdem 1000 pontos.

Além disso, o candidato deve escrever o texto em no máximo 30 linhas de texto e, no mínimo, sete. Redações com menos de sete linhas também serão zeradas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes