Basquete

LaMarcus Aldridge anuncia aposentadoria da NBA aos 35 anos

Por problemas no coração, atleta decidiu se aposentar das quadras após 15 anos de carreira na NBA; confira o comunicado

Escrito por

Astro da NBA e veterano nas quadras, LaMarcus Aldridge anunciou aposentadoria do basquete aos 35 anos na tarde desta quinta-feira (15). Em carta publicada no Twitter, o atleta explicou que decidiu abandonar a carreira depois 15 anos no esporte após descobrir problemas em seu coração. Então, veja o comunicado.

Conheça LaMarcus Aldridge

LaMarcus nasceu no estado do Texas, na cidade de Dallas. O ala-pivô de 35 anos começou cedo no basquete, enquanto ainda estava no colégio para depois jogar na faculdade.

O atleta foi selecionado em segundo lugar geral no Draft da NBA em 2006 pelo Chicago Bulls, mas logo foi para o Portland Trail Blazers. Lá, deu os primeiros passos na NBA, vestindo a camisa por nove longos anos na carreira. Em 2015, chegou ao San Antonio Spurs, onde permaneceu por seis anos. Então, em 28 de março de 2021, LaMarcus assinou com o Nets buscando o primeiro título de sua jornada.

Em 15 anos de carreira, Aldridge contabiliza 1.029 jogos da NBA, com média de 19,4 pontos em 49,1% dos arremessos de campo e 81,1% dos arremessos livres. Ele também foi sete vez um All-Star da NBA.

Lamarcus e manu ginóbili enquanto jogadores do san antonio spurs (lamarcus aldridge oficial / reprodução twitter)

LaMarcus Aldridge se aposenta das quadras

O atleta surpreendeu a todos com o anúncio feito em suas redes sociais na tarde desta quinta. Segundo a carta, LaMarcus entrou em quadra com o Brooklyn Nets na última terça-feira (13), contra o Minnesota Timberwolves, enquanto lidava com um batimento cardíaco irregular. Além disso, mais tarde, o jogador percebeu que o ritmo piorou ainda mais, deixando-o assustado.

Na manhã seguinte, falou abertamente com seus colegas de equipe, que o apoiaram rapidamente e o levaram para o hospital. Segundo LaMarcus, aquela foi uma das coisas mais assustadoras que já experimentou. Então, confira a carta completa publicada pelo atleta.

 

"Hoje, escrevo esta carta com o coração pesado. Meu último jogo, eu joguei enquanto lidava com um batimento cardíaco irregular. Mais tarde naquela noite, meu ritmo piorou ainda mais, o que realmente me preocupou ainda mais. Na manhã seguinte, contei à equipe o que estava acontecendo e eles foram ótimos para me levar ao hospital e me examinar. Embora esteja melhor agora, o que senti com meu coração naquela noite ainda foi uma das coisas mais assustadoras que já experimentei.

Com isso dito, tomei a difícil decisão de me aposentar da NBA. Por 15 anos, coloquei o basquete em primeiro lugar e agora é hora de colocar minha saúde e minha família em primeiro lugar. Estou grato por tudo que este jogo me deu; as ótimas lembranças, incluindo todos os altos e baixos, e as amizades que fiz e manterei comigo para sempre. Agradeço a Portland por desenhar um garoto magro do Texas e dar a ele uma chance. A cidade de Portland me proporcionou alguns anos inesquecíveis. Eles sempre permanecerão em meu coração.

Quero agradecer ao Spurs por me deixar entrar na família e me dar 5 anos divertidos. Por último, mas não menos importante, quero agradecer ao Brooklyn. Você me queria para mim. Em um jogo que está mudando tanto, você me pediu para vir e fazer o que eu faço que é bom ouvir. Lamento que não tenha durado muito, mas definitivamente me diverti fazendo parte deste grupo especial.

Você nunca sabe quando algo vai acabar, então certifique-se de aproveitar todos os dias. Posso realmente dizer que fiz exatamente isso".

Brooklyn Nets e NBA se pronunciam sobre aposentadoria de jogador

Depois do jogador anunciar a aposentadoria das quadras, o Brooklyn Nets, seu atual time, se pronunciou também nas redes sociais agradecendo o atleta e apoiando a sua decisão, desejando melhoras e cuidados.

"A organização do Nets apóia totalmente a decisão de Lamarcus e, embora valorizemos o que ele trouxe para nossa equipe durante seu curto período no Brooklyn, sua saúde e bem-estar são muito mais importantes do que o jogo de basquete. Sabemos que não foi uma decisão fácil para ele, mas após cuidadosa consideração e consulta com vários médicos especialistas, ele tomou as melhores decisões para ele, sua família e sua vida após o basquete. Desejamos a LaMarcus, Kia e sua família muita saúde e felicidade no futuro".

Atletas da NBA também se pronunciaram sobre a aposentadoria de Aldridge.

+ Lesão de James Harden: saiba quando o astro volta a jogar pelo Nets

+ Brooklyn Nets na NBA: favoritismo e o caminho da equipe aos playoffs

Última modificação em 26/07/2022 13:55

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: NBA