Entenda por que Max Verstappen vai largar em último no GP da Rússia
Piloto teve punição para a etapa da Rússia após trocar de motores no segundo treino livre

A FIA, Federação Internacional do Automobilismo, confirmou na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro, após os treinos livres que Max Verstappen, da Red Bull, irá largar em último lugar no grid para o GP da Rússia no próximo domingo após trocar de motor. É válido lembrar que o piloto já tinha uma punição após o acidente envolvendo Hamilton, da Mercedes, em Monza, na Itália.
Verstappen vai largar no fim do grid por trocar de motor
Max Verstappen entrou na pista de Sóchi, na Rússia, nesta sexta-feira com motores diferentes dos usuais utilizados. Visando mais força e velocidade na próxima corrida, a equipe da Red Bull trocou os aparelhos e, assim, excedendo os limites de componentes exigidos pela própria Federação. O regulamento prevê que os pilotos podem utilizar três elementos de potência por temporada mas já que o segundo motor de Verstappen foi perdido após acidente envolvendo Hamilton em julho, na Inglaterra, então a equipe precisou realizar a troca.
Segundo o site oficial da Fórmula 1, a troca foi realizada por um “motor de combustão interna Honda, novo turbo, MGU-H, MGU-K, armazenamento de energia, eletrônica de controle e escapamento” para melhorar o desempenho na prova.
Dessa maneira, de acordo com o regulamento da FIA, o piloto sofrerá punições severas e, com isso, largará na parte de trás do grid de largada na Rússia, no próximo domingo em 26 de setembro, mesmo se conseguir a pole position no treino classificatório.
Além disso, Charles Leclerc, da Ferrari, também irá largar na parte de trás do grid depois de trocar os motores para a corrida deste domingo visando mais velocidade.

Verstappen já tinha punição após o GP da Itália
É importante relembrar que Verstappen já chega para o Grande Prêmio da Rússia com punição depois do acidente envolvendo Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Itália no domingo, 12/09. Dessa maneira, Verstappen perdeu três posições no grid para a corrida da Fórmula 1 como forma de punição pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo.
Além disso, recebeu dois pontos de penalidade em sua carteira da categoria, o primeiro em sua licença neste período de 12 meses. Agora, com a punição por trocar de motores, o piloto precisará tomar atenção para evitar uma vitória de Hamilton, o seu adversário na temporada.
Leia também – Maiores campeões da Fórmula 1: confira quem lidera o ranking