Esporte

Entrada do Brasil nas Olimpíadas: por que delegação teve apenas 4 pessoas?

Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu reduzir o número de participantes na abertura do Jogos Olímpicos, em razão da pandemia de Covid-19.

Escrito por

 A Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos começou na manhã desta sexta, 23/7, e a quantidade de brasileiros na entrada da delegação chamou a atenção dos internautas. Isso porque, o país participou da cerimônia com apenas quatro pessoas, sendo dois os porta-bandeiras, Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô. Mas por qual motivo a entrada do Brasil na abertura das Olimpíadas teve somente quatro integrantes da delegação?

Por que a entrada do Brasil nas Olimpíadas teve 4 pessoas?

Para se precaver e evitar o surgimento de casos de Covid-19 em sua delegação, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu levar apenas quatro pessoas para a entrada do Brasil na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio 2021. A decisão levou em conta a preservação da saúde dos atletas, visto que a pandemia ainda segue ativa no mundo inteiro, inclusive no Japão.

Por isso, a entidade decidiu desfilar com apenas quatro integrantes, quantidade mínima exigida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), contando atletas e oficiais.

Bruninho, do vôlei, e ketleyn quadros, do judô, entraram como porta-bandeiras do brasil - foto: twitter/@timebrasil

Quais brasileiros participaram da abertura das Olimpíadas?

O Brasil teve na entrada das Olimpíadas dois atletas e dois oficiais, sendo Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, atleta do judô e primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha individual nos Jogos Olímpicos, os porta bandeiras da delegação.

Para representar o país tupiniquim, ambos até arriscaram passos do samba. Por outro lado, entre os oficiais no desfile, o Brasil contou com o chefe de missão, Marco La Porta, presença que busca atender o protocolo do COI. E, Joyce Ardies, oficial e representante dos colaboradores do COB.

Delegação brasileira presente na abertura dos jogos olímpicos de tóquio - foto: twitter/@timebrasil

No entendimento do comitê, a logística para participação do Brasil na entrada da abertura das Olimpíadas era complicada. Os atletas precisariam pegar o ônibus na Vila Olímpica, com destino ao estádio, local da cerimônia.

Lá, esperariam por horas até o desfile, o que dificultaria então que todo o distanciamento e normas de segurança fossem respeitados. Além disso, após o encerramento da cerimônia, pegariam o ônibus para fazer o caminho de volta.

Diante deste cenário, o comitê brasileiro então contou com somente dois atletas e dois oficiais, enquanto o restante dos representantes do país nos Jogos, concentraram-se na Vila Olímpica.

Cerimônia de abertura das olimpíadas marca o início oficial dos jogos - foto: jonne roriz/cob

 

Leia também:

+ Abertura das Olimpíadas 2021: veja os melhores memes dos brasileiros

+ Quais e quantas modalidades o Brasil participa nas Olimpíadas 2021?

+ História das Olimpíadas: guia para entender a origem dos jogos

Última modificação em 25/07/2022 10:41

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Ver Comentários

  • Se podiam 30 atletas liberados pelo comitê.. pq apenas 4 da delegação brasileira?? Oportunidade para todos de participarem .. momento único apenas pra 4?? 🙄🤔🤔

    • Querida, vc que perdeu a oportunidade de ler a matéria inteira e não fazer esta pergunta tola...

    • Querida, vc quem perdeu a oportunidade de ler a matéria inteira e não fazer esta pergunta tola...

Compartilhe
Escrito por