Cartola 2021: com mercado aberto, saiba quais são as novidades do game

A temporada 2021 chega com novos desafios e mudanças no esquema de elenco; confira como jogar

O fantasy game mais famoso do Brasil está de volta. O Cartola FC, jogo eletrônico que permite ao internauta criar o seu próprio elenco da rodada com pontuações para cada jogador chega na temporada 2021 com muitas mudanças na sua forma de jogar. Entre elas, o tempo para fechar o mercado e a novidade principal: o banco de reservas. Então, confira todas as novidades e saiba como jogar.

Como funciona o Cartola FC?

Criado pela Rede Globo, o Cartola FC é um game que tem como intuito simular um time de futebol que disputa o Brasileirão, com jogadores, técnicos, nome e até camisa com diferentes design. Em cada nova rodada, o internauta escala uma seleção diferente, onde cada atleta - incluindo o treinador - tem uma pontuação. Além disso, ligas também existem para disputas.

Utilizando a cartoleta, o dinheiro do Cartola, o torcedor pode escalar os atletas. É válido lembrar que, quanto mais cartoletas, melhor o seu time vai ficar, já que cada jogador possui um preço diferente.

Dessa maneira, cada profissional ganha uma pontuação diferente, medida por seu desempenho em campo. Ou seja, gols, cartões amarelos e vermelhos, finalizações, erros em passe, pênalti e faltas cometidas ou sofridas são as ações que contabilizam os números no jogo virtual.

A 88
Planilha para o torcedor montar o time (cartola fc oficial / reprodução www. Cartolafc. Globo. Com)

Cartola terá banco de reservas para 2021

Essa é a maior novidade no sistema de jogo para 2021. Agora, o comandante de cada equipe poderá montar o seu banco de reservas, evitando que jogadores que não entraram em campo seja uma dor de cabeça aos torcedores.

Ao todo, são cinco opções disponíveis no sistema do Cartola, sendo um goleiro, lateral, zagueiro, meia e atacante. Com isso, você pode repor os jogadores que não aparecerem na escalação oficial, ou seja, o reserva entra automaticamente se um dos titulares não entrar em campo. Quanto ao preço de cada reserva, o valor de cada um deles deverá ter o mesmo valor ou inferior ao do atleta mais barato da posição.

 

  • Uma opção para cada posição do time, sendo cinco ao todo.
  • Não é obrigatório, ou seja, você pode usar apenas se quiser.
  • Você deve escalar os reservas seguindo o preço do seu jogador da mesma posição, sendo igual ou menor ao do atleta. Em exemplo, se o seu lateral custa $15, o seu reserva também deve custar $15 ou até menos do que esse valor.
  • A troca é automática. Se o jogador não aparecer em campo até o apito final, o reserva automaticamente entra em campo e substitui a pontuação. Entretanto, se o titular entrar por alguns minutos, esta é a pontuação que valerá ao seu time.
  • Se dois jogadores da mesma posição não jogarem em um mesmo horário na rodada, as regras de substituições são: Se o atleta é capitão, o maior valor e a ordem alfabética.
Sem titulo 179
Esquema do banco de reservas para o cartola (cartola fc oficial / reprodução www. Cartolafc. Globo. Com)

Mercado vai fechar mais tarde

Diferentemente das edições anteriores, o horário para o mercado fechar vai mudar. A partir de 2021, o Cartola fechará o seu mercado sempre 30 minutos antes da rodada começar.

Assim, a primeira rodada acontecerá em 29 de maio, mas ainda sem horário disponível pela CBF. Confira os jogos da primeira rodada.

  • Flamengo x Palmeiras
  • Corinthians x Atlético-GO
  • São Paulo x Fluminense
  • Atlético-MG x Fortaleza
  • Internacional x Sport
  • Ceará x Grêmio
  • Bahia x Santos
  • Chapecoense x Bragantino
  • Athletico-PR x América-MG
  • Cuiabá x Juventude

Novos scouts e pontuações

Scouts são os números de pontuações que cada ação no jogo vale, como gol, assistência, defesa para o goleiro e muito mais. Este ano, as principais mudanças acontecem com os números do goleiro.

Agora, sem defesa difícil, toda defesa dos goleiros valerá 1 ponto. Já o gol sofrido leva o número de -1, além do fim para o passe incompleto que atormentava jogadores. Além disso, as pontuações para o jogador que sofrer pênalti também mudaram, sendo 1 ponto para o que sofreu e o atleta que cometeu perde 1.

Aa 5
Scouts no cartola fc em 2021 (cartola fc / reprodução www. Cartolafc. Globo. Com)

O mercado do Cartola FC já está aberto?

Sim, o mercado do Cartola FC já está aberto para jogar no Brasileirão de 2021. Para participar, basta acessar o site oficial do game (cartolafc.globo.com/) e cadastrar-se como preferir. Para assinar, no entanto, o valor é de R$54,90 para novos assinantes e R$44,90 para quem renovar o plano PRO.

 

+ Quem é o dono do Manchester City? Conheça a história do sheik 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes