Futebol

Entenda por que o Brasil vai sediar a Copa América 2021

Conmebol precisou realizar reunião de emergência após desistência da Argentina em receber o torneio continental.

Escrito por

A Conmebol anunciou na manhã desta segunda-feira (31), que a 47ª edição da Copa América será no Brasil. A competição ocorreria inicialmente na Argentina e Colômbia, mas após uma reviravolta, o país brasileiro, com mais de 462 mil óbitos pelo coronavírus e em 2° lugar no mundo com mais mortes em razão da doença, realizará o torneio. Entenda por que então o Brasil vai sediar a Copa América 2021.

Brasil vai sediar Copa América 2021

A Copa América 2021 está prevista para ocorrer de 13 de junho a 10 de julho deste ano. Por conta dos protestos na Colômbia, em razão da reforma tributária cancelada pelo governo e das desigualdades sociais históricas, o país deixou de ser um dos países sede. Uma das soluções encontradas pela Conmebol, foi realizar toda a competição na Argentina.

Os governos do Equador e da Venezuela até enviaram propostas oficiais à entidade, para receberem partidas da competição. No entanto, a Conmebol preferiu realizar todo o torneio em uma única nação, para evitar os deslocamentos. Diante deste cenário, os argentinos realizariam todo o campeonato, mas o país desistiu de ser sede, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.

Estádio monumental de nuñez receberia o jogo de abertura da copa américa 2021 (foto: reprodução/pinterest)

No domingo (30), o ministro do Interior, da Argentina, Wado de Pedro, afirmou que a situação da doença no país havia se agravado e seria inviável realizar a competição. O país vem registrando aumento recordes de casos da doença e com cerca de 45 milhões de habitantes, mais de 76 mil mortes já foram registradas em virtude da pandemia.

Conmebol recorre ao Brasil para sediar Copa América 2021

Com a desistência de ambos países em realizar o torneio, a Conmebol precisou fazer uma reunião de emergência para decidir os rumos da competição. Segundo informações do GE, a possibilidade do Brasil sediar a Copa América 2021 estava descartada até o início do encontro. No entanto, pesou a favor do país, a realização, com sucesso, do torneio em 2019 além do possuir estádios preparados para receber os confrontos.

Ao receber o comunicado, a CBF entrou em contato com o Governo Federal que, mesmo o país atravessando um dos piores momentos da pandemia até então e com a vacina a passos lentos, aprovou a realização do torneio. A Conmebol então divulgou uma mensagem como forma de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Conmebol agradece o presidente do brasil, jair bolsonaro, por sediar copa américa 2021 (foto: reprodução/twitter)

Estádios brasileiros na Copa América

A CBF havia confirmado que não paralisaria o Campeonato Brasileiro em razão da Copa América 2021. Por isso, a ideia é utilizar estádios que não estejam recebendo jogos. Diante deste cenário, o Mané Garrincha, em Brasília, é quase presença confirmada na competição. Outra possibilidade é a Arena da Amazônia, em Manaus, também receber alguns confrontos.

Segundo o GE, outros dois estádios do Nordeste também devem receber alguns confrontos. Dentre as arenas da região, que receberam a então Copa do Mundo em 2014, estão: Arena Pernambuco, Arena das Dunas, Arena Fonte Nova e Arena Castelão.

Estádio mané garrincha deverá receber a copa américa 2021 (foto: reprodução cbf/arena bsb)

Leia também: Saiba como funciona o regulamento da Copa América 2021

Última modificação em 25/07/2022 13:16

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Ver Comentários

  • Eu acho que a copa América deve vim para o Brasil porque está acontecendo outros campeonatos e os jogadores não estão vacinados já a copa América todos os jogadores estão vacinados e a Globo não vai televisionar por isso eles não concordam e quem vai televisionar é o SBT.

  • Eu acho que a copa América deve ser no Brasil porque está acontecendo outros campeonatos e os jogadores não estão vacinados já os jogadores copa América estão vacinados e porque a Globo não televisionar e o SBT que vai televisionar.

Compartilhe
Escrito por