Saiba como funciona o regulamento da Copa América 2021

Torneio entre seleções começa dia 13 de junho e terá 10 equipes na busca pelo título da competição continental.

A 47ª edição da Copa América começa no próximo dia 13 com o confronto entre Argentina e Chile. A competição será realizada no país argentino e ainda há uma indefinição sobre a outra sede, visto que a Colômbia não receberá o torneio por conta dos protestos no território. Com 10 seleções participantes, o campeonato se divide em fase de grupos e eliminatórias a partir das quartas. Confira então como funciona o regulamento da Copa América 2021.

Regulamento da Copa América 2021

A Conmebol dividiu as seleções em dois grupos, de acordo com suas posições geográficas. O grupo A da Argentina, também conhecido como Zona Sul, tem além dos anfitriões, a Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado a chave B, Zona Norte, tem a Colômbia, junto com Brasil, Equador, Peru e Venezuela.

Cada seleção enfrenta as outras quatro de sua chave apenas uma vez. Cada vitória equivale a três pontos, o empate vale apenas um e na derrota a equipe não pontua.

Argentina enfrenta o chile no jogo de abertura da copa américa 2021
Argentina enfrenta o chile no jogo de abertura da copa américa 2021 (foto: reprodução/twitter fifa world cup)

As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam às quartas de final. Na fase eliminatória, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto do B e assim sucessivamente. Os confrontos ficam da seguinte maneira: 1A x 4B, 2A x 3B, 1B x 4A e 2B x 3A.

Em jogo único, o empate leva a disputa para os pênaltis e os vencedores de cada duelo avançam à semifinal e, por fim, à grande final no dia 10 de julho.

Jogos do Brasil no torneio

A Seleção Brasileira integra o grupo B na Copa América de 2021, competindo com Colômbia, Equador, Peru e Venezuela por cinco rodadas, ou seja, apenas um jogo contra cada rival.

Caso avance à próxima fase da Copa América, o Brasil joga as quartas de final dia 2 ou 3, se vencer, joga a semifinal dia 5 ou 6 e, se chegar na decisão disputa o título no dia 10 de julho. Caso perca na semi, decide o terceiro lugar no dia 9.

  • Brasil x Venezuela – 14 de junho – 20h
  • Peru x Brasil – 18 de junho – 23h
  • Brasil x Colômbia – 24 de junho – 22h
  • Equador x Brasil – 28 de junho – 22h
Atual campeão do torneio, brasil vai em busca do bicampeonato
Atual campeão do torneio, brasil vai em busca do bicampeonato (foto: lucas figueiredo/cbf)

SBT vai transmitir Copa América em 2021

O SBT confirmou a aquisição da Copa América 2021 e terá direito a transmissão de 10 jogos. De acordo com o portal UOL, o canal vai transmitir o jogo de estreia da Seleção Brasileira e todos os outros confrontos do elenco na competição, incluindo o mata-mata. Além disso, se o Brasil for eliminado, o SBT ainda assim irá transmitir as semis e a final.

A Dentsu ofereceu a venda de transmissões para as emissoras brasileiras há meses atrás. Entretanto, a empresa japonesa mudou a estratégia e ao invés de incluir as edições de 2024 e 2028, negociou apenas a Copa América 2021.

+ Confira o calendário dos próximos jogos da Seleção Brasileira

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes