Entenda por que o Brasil vai sediar a Copa América 2021

Conmebol precisou realizar reunião de emergência após desistência da Argentina em receber o torneio continental.

A Conmebol anunciou na manhã desta segunda-feira (31), que a 47ª edição da Copa América será no Brasil. A competição ocorreria inicialmente na Argentina e Colômbia, mas após uma reviravolta, o país brasileiro, com mais de 462 mil óbitos pelo coronavírus e em 2° lugar no mundo com mais mortes em razão da doença, realizará o torneio. Entenda por que então o Brasil vai sediar a Copa América 2021.

Brasil vai sediar Copa América 2021

A Copa América 2021 está prevista para ocorrer de 13 de junho a 10 de julho deste ano. Por conta dos protestos na Colômbia, em razão da reforma tributária cancelada pelo governo e das desigualdades sociais históricas, o país deixou de ser um dos países sede. Uma das soluções encontradas pela Conmebol, foi realizar toda a competição na Argentina.

Os governos do Equador e da Venezuela até enviaram propostas oficiais à entidade, para receberem partidas da competição. No entanto, a Conmebol preferiu realizar todo o torneio em uma única nação, para evitar os deslocamentos. Diante deste cenário, os argentinos realizariam todo o campeonato, mas o país desistiu de ser sede, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.

Estádio monumental de nuñez receberia o jogo de abertura da copa américa 2021
Estádio monumental de nuñez receberia o jogo de abertura da copa américa 2021 (foto: reprodução/pinterest)

No domingo (30), o ministro do Interior, da Argentina, Wado de Pedro, afirmou que a situação da doença no país havia se agravado e seria inviável realizar a competição. O país vem registrando aumento recordes de casos da doença e com cerca de 45 milhões de habitantes, mais de 76 mil mortes já foram registradas em virtude da pandemia.

Conmebol recorre ao Brasil para sediar Copa América 2021

Com a desistência de ambos países em realizar o torneio, a Conmebol precisou fazer uma reunião de emergência para decidir os rumos da competição. Segundo informações do GE, a possibilidade do Brasil sediar a Copa América 2021 estava descartada até o início do encontro. No entanto, pesou a favor do país, a realização, com sucesso, do torneio em 2019 além do possuir estádios preparados para receber os confrontos.

Ao receber o comunicado, a CBF entrou em contato com o Governo Federal que, mesmo o país atravessando um dos piores momentos da pandemia até então e com a vacina a passos lentos, aprovou a realização do torneio. A Conmebol então divulgou uma mensagem como forma de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Conmebol agradece o presidente do brasil, jair bolsonaro, por sediar copa américa 2021
Conmebol agradece o presidente do brasil, jair bolsonaro, por sediar copa américa 2021 (foto: reprodução/twitter)

Estádios brasileiros na Copa América

A CBF havia confirmado que não paralisaria o Campeonato Brasileiro em razão da Copa América 2021. Por isso, a ideia é utilizar estádios que não estejam recebendo jogos. Diante deste cenário, o Mané Garrincha, em Brasília, é quase presença confirmada na competição. Outra possibilidade é a Arena da Amazônia, em Manaus, também receber alguns confrontos.

Segundo o GE, outros dois estádios do Nordeste também devem receber alguns confrontos. Dentre as arenas da região, que receberam a então Copa do Mundo em 2014, estão: Arena Pernambuco, Arena das Dunas, Arena Fonte Nova e Arena Castelão.

Estádio mané garrincha deverá receber a copa américa 2021
Estádio mané garrincha deverá receber a copa américa 2021 (foto: reprodução cbf/arena bsb)

Leia também: Saiba como funciona o regulamento da Copa América 2021

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de renan guedes
    Renan Guedes Diz

    Eu acho que a copa América deve vim para o Brasil porque está acontecendo outros campeonatos e os jogadores não estão vacinados já a copa América todos os jogadores estão vacinados e a Globo não vai televisionar por isso eles não concordam e quem vai televisionar é o SBT.

  2. Avatar de renan vinícius
    Renan Vinícius Diz

    Eu acho que a copa América deve ser no Brasil porque está acontecendo outros campeonatos e os jogadores não estão vacinados já os jogadores copa América estão vacinados e porque a Globo não televisionar e o SBT que vai televisionar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes