José Mourinho é anunciado novo técnico da Roma para 2021/22

Técnico português estava no comando do Tottenham quando foi demitido no começo de abril

Após tomar a decisão de desligar o treinador Paulo Fonseca do comando da equipe ao final desta temporada, a Roma anunciou na manhã desta terça-feira (04) a contratação de José Mourinho para a campanha de 2021/22. Segundo comunicado oficial, o português assinou contrato até junho de 2024, ou seja por três anos.

José Mourinho vai comandar a Roma em 2021/22

Após tomar a decisão de demitir o treinador português Paulo Fonseca, no cargo desde 2019, a Roma anunciou a contratação de José Mourinho, renomado comandante português, para comandar a equipe da capital italiana na temporada 2021/22.

Fonseca deixou o Shakhtar, da Ucrânia, depois de uma passagem vitoriosa para treinar o time italiano. Ao todo, contou com 96 partidas e nenhum título, com a temporada ao fim e o time ameaçado de não conquistar uma vaga para competições internacionais.

Dessa maneira, a Roma espera um cenário diferente para a campanha de 2021/22 com o renomado treinador Mourinho no comando. Com contrato válido até junho de 2024, válido por três anos, o português assume o elenco antes mesmo da temporada começar.

Em entrevista ao site oficial, Mourinho mostrou-se contente com a nova oportunidade, demonstrando total confiança na diretoria italiana.

“Obrigado à família Friedkin por me escolher para liderar este grande clube e ser parte de sua visão. Após reuniões com o proprietário e o Tiago Pinto, compreendi imediatamente a extensão das suas ambições para a AS Roma. É a mesma ambição e ímpeto que sempre me motivou e, juntos, queremos construir um projeto vencedor nos próximos anos. A incrível paixão dos adeptos da Roma convenceu-me a aceitar o trabalho e mal posso esperar para começar a próxima época. Nesse ínterim, desejo tudo de bom ao Paulo Fonseca e espero que a mídia aprecie que eu só falarei mais no devido tempo. Daje Roma!".

Quem é o técnico José Mourinho?

Aos 58 anos, Mourinho é considerado um dos melhores treinador do futebol. Em seu currículo, constam títulos importantes como duas Champions League em dois diferentes clubes, além de conquistas na Liga Europa.

Depois de encerrar a carreira como jogador, o português comandou categorias de base do Vitória de Setúbal, em Portugal, além de trabalhar como treinador adjunto em equipes como Estrela, Ovarense, Porto e Sporting, todos de seu país natal, e Barcelona.

O seu primeiro grande trabalho como treinador se realizou no Benfica, em 2000, alcançando a marca de 19 jogos apenas. Mourinho só alcançou o estrelato em 2002, quando chegou ao comando do Porto. Lá, foram 126 jogos com dois títulos do Campeonato Português, uma Champions League, dois troféus da Copa de Portugal, uma Liga Europa e dois na Supercopa de Portugal.

Em 2004, novamente Mourinho se destacou ao chegar no Chelsea. Com 184 jogos, conquistou dois títulos do Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra, dois troféus na Copa da Liga Inglesa e uma Supercopa da Inglaterra.

O português chegou para trabalhar na Itália pela primeira vez em 2008, na Inter de Milão, acumulando 108 partidas e um troféu da Champions, além de títulos nacionais.

Por fim, Mourinho também teve passagens por Real Madrid, Manchester United e Tottenham, o seu último trabalho cujo esse permaneceu em branco.

Tottenham x dínamo
José mourinho no comando da equipe inglesa (tottenham twitter oficial / @spursofficial)

Temporada da Roma em 2020/21

A temporada de 2020/21 para a Roma não foi boa, já que não conquistou nenhum troféu e ainda corre o risco de não participar de nenhuma competição internacional na próxima temporada. No começo do Campeonato Italiano, a equipe da capital na Itália começou bem, ocupando as primeiras posições da tabela.

Mas, com o decorrer da temporada e precisando conciliar os jogos da Liga Europa com jogadores desfalcando o elenco, o treinador Paulo Fonseca viu o desempenho cair bastante. Dessa maneira, o time segue buscando, ao menos, uma vaga na Liga Europa para 2021/22, o que não deve ser fácil.

A 7
Tabela do campeonato italiano em 2021 (google reprodução)

+ Quais são os maiores campeões do Campeonato Italiano?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes