Futebol

Palmeiras no mata-mata do Paulistão 2021? Veja os cenários

Verdão ainda sonha com vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, mas depende de tropeços do Novorizontino.

Escrito por

O Palmeiras respira no Paulistão 2021 e ainda possui chances de classificação às quartas de final. Com a vitória diante do Santo André e a derrota do Novorizontino para o Guarani, a diferença do Verdão para o Tigre do Vale caiu para três pontos, com duas partidas para realizar cada. No entanto, o que o clube precisa fazer para se classificar no Campeonato Paulista? Confira abaixo.

O que o Palmeiras precisa para se classificar no Paulistão?

A 10ª rodada do Campeonato Paulista 2021 foi positiva para o Verdão continuar sonhando com a classificação às quartas de final. A vitória diante do Ramalhão, por 1 a 0, somada ao triunfo do Guarani contra o Novorizontino, fizeram a equipe de Abel Ferreira pular para 15 pontos, enquanto a equipe de Novo Horizonte estacionou nos 18.

Com duas rodadas do Estadual ainda para serem realizadas, o Palmeiras precisa tirar a diferença de três pontos para o Tigre do Vale, para ficar com a vaga. No entanto, o Alviverde terá uma dura sequência e pode depender de seu rival Corinthians na última rodada. Isso porque o Verdão encara o Santos no Estadual, dia 6, e a Ponte Preta, dia 9. Por outro lado, o Novorizontino tem confronto contra o Botafogo, dia 6, e fecha a primeira fase diante do Corinthians, no dia 9.

Palmeiras pode depender do corinthians para se classificar no paulistão 2021 (foto: twitter/@palmeiras)

Como precisa tirar uma diferença de três pontos para seu adversário direto, o Verdão terá que somar, no mínimo, três pontos nos próximos dois jogos. Ou seja, é necessário vencer pelo menos um dos dois confrontos e ainda torcer por tropeços da equipe de Novo Horizonte.

Atualmente, o cenário do Grupo C é este: RB Bragantino lidera com 22 pontos, seguido pelo Novorizontino com 18, Palmeiras 15 e, por fim, Ituano com 13.

Veja os possíveis cenários

O primeiro critério de desempate do Paulistão 2021 é o número de vitórias, seguido pelo saldo de gols e gols marcados. Hoje, o Palmeiras tem uma vitória a menos que seu adversário direto, o saldo também é inferior, 6 a 4, e o número de gols pró também fica abaixo, 14 a 12.

Em caso de vitória do Verdão nos dois jogos e um triunfo do Novorizontino; uma vitória do Palmeiras e duas derrotas do Tigre ou então se o time de Abel Ferreira fizer quatro pontos e a equipe do interior apenas um, os clubes empatam em número de pontos e vitórias, e a vaga fica então no saldo de gols. No entanto, se a igualdade permanecer, a classificação vai para o critério do número de gols pró.

Verdão garante vaga no mata-mata do paulistão, de forma consecutiva, desde de 2010 (foto: cesar greco/palmeiras)

Para não depender dos critérios de desempate, o Alviverde precisa então tirar a diferença de pontos para seu adversário direto. Isso significa fazer quatro ou seis pontos a mais que o clube, nas duas últimas rodadas.

Embora o Palmeiras ainda possa conquistar a classificação, a vaga só será garantida com a segunda posição do grupo. Isso porque o RB Bragantino lidera a chave com 22 pontos e tem uma partida ainda para realizar. Por isso, o Verdão não chega a pontuação do Massa Bruta, e mesmo que avance ao mata-mata, enfrentará o time de Bragança fora de casa.

+ As 18 contratações mais caras dos times europeus de futebol

+ Fernando Diniz novo treinador do Santos? Técnico é favorito ao cargo

Última modificação em 26/07/2022 08:15

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por
Tags: Palmeiras