Futebol

Quando vai ser a final do Mundial de Clubes 2021?

Decisão será realizada no sábado em fevereiro entre os dois vencedores das semifinais

Escrito por

Dois clubes vão disputar a grande decisão do Mundial de Clubes pelo título de melhor equipe do mundo, além de faturar também uma das taças mais desejadas do futebol diretamente da FIFA. Na temporada, Palmeiras e Chelsea são os destaques do torneio, podendo alcançar a final do Mundial de Clubes em 2021 em fevereiro.

Quando é a final do Mundial de Clubes de 2021?

A grande final do Mundial de Clubes será realizada em 12 de fevereiro de 2022, sábado, no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a partir das 13h (horário de Brasília) entre os dois vencedores das semifinais.

O Mundial sempre é realizado um ano depois do número de sua edição, isto é, a temporada 2021 vai acontecer no início de 2022 e assim por diante.

Nesta edição, o Palmeiras é o representante da América do Sul depois de vencer a Libertadores, enquanto o Chelsea é a equipe da Europa ao faturar a Champions League. Ainda estão na disputa o Al Ahly (África), Al-Jazira (Representante do país-sede), Auckland City (Ocenia), Al-Hilal (Ásia) e Monterrey (América do Norte/Caribe), onde todas podem alcançar a disputa final.

Chaveamento do Mundial de Clubes

Através de sorteio, a FIFA definiu o chaveamento do Mundial de Clubes. O torneio começa com os playoffs entre Auckland City e Al Jazira, enquanto Palmeiras e Chelsea estreiam nas semifinais contra os vencedores das quartas na competição.

Dessa maneira, confira todos os confrontos e as datas do evento.

 

Playoff (03/02):

Auckland City x Al Jazira

 

Quartas de final:

Al Ahly x Monterrey (05/02)

Al Hila x Al Jazira/Auckland City (06/02)

 

Semifinal: 

Palmeiras x Al Ahly/Monterrey (08/02)

Chelsea x Al Hila ou Al Jazira/Auckland City (09/02)

 

Final (12/02):

Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2

 

Terceiro lugar (12/02):

Perdedor da semifinal 1 x Perdedor da semifinal 2

 

Quinto lugar (09/02):

Perdedor das quartas 1 x Perdedor das quartas 2

Onde será o Mundial de Clubes de 2021?

Depois que o Japão desistiu de sediar o evento em dezembro, a FIFA decidiu levar o torneio até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde vai acontecer em fevereiro de 2022.

O agravamento de casos de Covid no país asiático foi o motivo principal que levou ao cancelamento da edição, obrigando a FIFA a mudar as datas e, consequentemente, o país sede. No meio do caminho, o governo do Rio de Janeiro chegou a se oferecer, mas a entidade recusou. A África do Sul também apresentou propostas mas, ao fim, a FIFA bateu o martelo para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, tornando-se então a sede oficial do Mundial de 2021.

Abu dhabi receberá o mundial de clubes. Foto: reprodução / fifa oficial @fifacom

 

Leia também:

Quais times brasileiros têm Mundial de Clubes?

Última modificação em 01/02/2023 11:22

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por