Quem é Rui Costa? Conheça o novo diretor-executivo do São Paulo

Com a saída de Raí no final da temporada, Júlio Casares, presidente do Tricolor, tem acordo verbal com Rui Costa, ex-dirigente do Atlético-MG.

Rui Costa será o novo executivo de futebol do São Paulo FC pelos próximos três anos. O dirigente assume logo depois da saída de Raí, no final de fevereiro. Costa tem acordo verbal com o Júlio Casares, presidente do clube, que passou os últimos dias à procura de um substituto para o ídolo Tricolor. Mas, quem é Rui Costa?

Ex-Atlético-MG e Grêmio, o dirigente soma trabalhos e formação de times competitivos ao longo de sua jornada. O executivo também ajudou na remontagem do elenco da Chapecoense, após o trágico acidente em 2016.

Acordo entre Rui Costa e São Paulo

O acordo entre as duas partes já existe, no entanto falta apenas a oficialização. À princípio, o contrato será válido por três anos, assim como o de Muricy Ramalho, que será coordenador técnico. O período equivale até o fim da gestão de Júlio Casares, novo presidente do clube.

Costa assume a vaga de Raí, ídolo do clube, mas que teve passagem questionada como dirigente. Embora a permanência de Diniz tenha sido um ponto elogiado no trabalho do ex-meia, os elogios só ocorreram quando o São Paulo estava embalado pela liderança do Brasileirão.

Outro questionamento no trabalho do ex-camisa 10 Tricolor é em relação às contratações. Durante o período em que Raí comandou o futebol do clube, muitas contratações aconteceram, mas poucas deram certo na equipe.

Rui costa ocupará cargo que hoje pertence à raí
Rui costa ocupará cargo que hoje pertence à raí (foto: rubens chiri/saopaulofc. Net)

Quem é Rui Costa?

O início do trabalho de Rui Costa como dirigente de futebol começou no Grêmio. Na equipe gaúcha, o executivo ajudou na montagem do elenco que viria a conquistar a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017. Chegaram durante sua gestão, atletas como Wallace, Arthur, Pedro Rocha, Éverton Cebolinha, Pepê e Ferreirinha. Todos jogaram nas categorias de base do Imortal, e brilharam no profissional.

No entanto, Rui Costa não estava mais no clube, quando o time de Renato Gaúcho conquistou a América, em 2017. Após a desclassificação no torneio, no ano anterior, o executivo saiu da equipe gremista e foi para a Chapecoense.

Remontagem da Chape, após acidente

No time de Condá, ajudou na remontagem do clube, logo depois do trágico acidente aéreo na Colômbia. Entre o Natal e o Ano Novo de 2016, o dirigente contratou cerca de 25 jogadores para a equipe, inclusive Reinaldo, lateral do São Paulo.

No alviverde, Rui Costa venceu o Campeonato Catarinense e ainda faturou uma vaga na Libertadores, via Brasileirão.

Quem é Rui Costa: dirigente ainda passou pelos atléticos

Dois anos depois, o dirigente foi para o Athletico-PR, curiosamente, logo depois da saída de Fernando Diniz no cargo de treinador. No Furacão, o dirigente conquistou a Copa Sul-americana, mas acabou demitido em janeiro de 2019.

Então, após sair do Rubro-negro o dirigente foi para o Atlético-MG. No Galo, permaneceu apenas por 10 meses, mas levou jogadores como Hyoran, Guilherme Arana e outros de destaques na atual temporada do time.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes