Brasil e Argentina: Suspensão nas Eliminatórias gera repercussão mundial

Jogo precisou ser paralisado depois que quatro jogadores argentinos não cumpriram protocolo sanitário da Anvisa

As imagens e a indignação com a paralisação do confronto entre Brasil e Argentina pela 6ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas não pararam apenas em território nacional. O episódio também rendeu repercussão em jornais e portais de notícias em todos os lugares do globo com as consequências e causas em diferentes abordagens.

O que houve no jogo Brasil e Argentina?

No domingo a tarde, 05 de setembro de 2021, Brasil e Argentina já estavam devidamente escalados e aquecidos na Neo Química Arena para disputar a partida válida pela 6ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas. De um lado, Neymar buscava os três pontos aos brasileiros e, do outro, Lionel Messi para os argentinos.

Ambos os elencos começaram a jogar até que, aos 5 minutos, agentes da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, interromperam o andamento da partida para retirar quatro jogadores argentinos que descumpriram o protocolo sanitário do país.

O goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Cristian Romero e os meias Emiliano Buendía e Lo Celso vieram da Inglaterra e, segundo a Anvisa, não cumpriram a quarentena exigida pelo país. Além disso, os atletas informaram para as autoridades que não passaram por países - incluindo a Inglaterra - nos últimos o que, depois, foi constatado que, sim, passaram. Uma hora depois, o jogo foi oficialmente suspenso pela Conmebol.

Repercussão brasil e argentina
Anvisa e polícia federal entraram em campo. Foto: reprodução/ rede globo

Brasil e Argentina nas Eliminatórias e a repercussão mundial em jornais

A suspensão do confronto sul-americano neste domingo estampou capas e páginas dos maiores jornais ao redor do mundo. Enquanto uns mostraram imagens do jogo com as principais informações, outros classificaram como 'Vergonhoso' ou até mesmo 'um papelão'. Confira a repercussão do caso entre Brasil e Argentina pela competição.

A edição de segunda-feira no jornal argentino Clarín mostra a foto do confronto nas Eliminatórias com as principais atualizações do caso. O jornal também deu a exclusiva informação de que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (Sem partido), interveio com a CBF para que a partida fosse reiniciada.

Repercussão brasil e argentina
Capa do argentino clarín. Foto: reprodução / @clarincom

 

Já o Olé, também da Argentina, utilizou o seguinte título para tratar do episódio: "Brasil campeão mundial de papelão", indicando que o motivo seria absurdo e que a Anvisa iria impedir os jogadores.

Repercussão brasil e argentina
Jornal olé classifica como vergonhoso a situação do brasil. Foto: reprodução olé / @diarioole

 

Na Espanha, o jornal Marca ilustrou a confusão com os dizeres "O Brasil-Argentina mais inusitado da história" após o episódio envolvendo a Anvisa, Polícia Federal e jogadores argentinos que não cumpriram a quarentena obrigatória no país.

Sem titulo 114
Espanhol mostra como inusitado o episódio. Foto: reprodução jornal marca / @marca

Já o francês L'Equipe não trouxe imagens do escândalo da partida em sua capa, mas escolheu o título de "uma farsa grotesca" para falar sobre a paralisação do confronto nas Eliminatórias. É válido lembrar que Neymar e PSG são jogadores do Paris Saint-Germain, da França.

Sem titulo 115
Jornal francês fala sobre o incidente. Foto: reprodução l'equipe / @lequipe

Por outro lado, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport optou por ilustrar com a fotografia de Messi e Neymar, lado a lado, com a mão no rosto com os dizeres "Blitz Anti Covid".

Repercussão brasil e argentina
Jornal italiano retrata a suspensão. Foto: reprodução la gazzetta dello sport / @gazzetta_it

 

Por fim, o portal de notícias Sky Sports, da Inglaterra, informou a suspensão da partida entre Brasil e Argentina no último domingo por 'regras da Covid' impostas pelo país que recebeu a partida, no caso o brasileiro.

Repercussão brasil e argentina
Portal inglês e a notícia da suspensão. Foto: reprodução sky sports

Que dia vai ser o jogo das Eliminatórias?

Até o momento, a partida não tem data para ser reiniciada nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Além disso, a CONMEBOL, entidade responsável pelo futebol no continente, informou que a FIFA irá tomar as devidas providências no caso e, assim, remarcar oficialmente o clássico no futebol.

 

Leia também - Veja como ficou o quadro de medalhas do Brasil nas Paralimpíadas 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes