Futebol

Tem prorrogação na Copinha? Entenda como funciona o mata-mata

Equipes disputam a fase eliminatórias para chegar até a grande final da competição

Escrito por

A Copa São Paulo de Futebol Júnior movimenta todos os anos mais de cem equipes em busca pelo títulos mais importante no futebol de base do Brasil. A fase eliminatória apresenta acirrados confrontos que prometem muita qualidade em campo. No entanto, resta a dúvida: pelo mata-mata, tem prorrogação na Copinha?

Tem prorrogação na Copinha ou pênaltis?

Os jogos do mata-mata na Copinha não tem prorrogação. De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, se a partida terminar empatada no tempo normal, aí a cobrança de pênaltis será necessária para descobrir quem será o grande vencedor.

Confira o trecho extraído do regulamento da competição.

"Com exceção da primeira fase, todas as partidas que terminarem empatadas serão decididas através de penalidades desde a marca do ponto penal, conforme procedimento estabelecido nas regras do jogo de futebol, tal como definidas pela International Football Association Board - IFAB".

Dessa maneira, se as equipes terminarem em 1 a 1 nos dois tempos de 45 minutos e mais os acréscimos durante o mata-mata, aí a partida será decidida através das cobranças de pênaltis.

Final da Copinha tem prorrogação?

A regra da Copa São Paulo de Futebol Júnior também vale para a final. Em partida única, se as equipes terminarem empatadas no tempo normal, aí a cobrança de pênaltis é que definirá quem vai ser o campeão da temporada.

A organização optou por alterar o regulamento, evitando o desgaste de jogadores e até mesmo de quem assiste, uma vez que muitas vezes a prorrogação pode não ter resultados eficientes.

Como manda a tradição, a final da Copinha é sempre disputada em 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Como funciona a Copinha?

Ao todo, 128 equipes dos mais variados estados do Brasil são divididas em 32 grupos de quatro, separados por cidades sedes. O sorteio da FPF é que define cada um dos grupos.

Na primeira fase, cada grupo joga entre si por três rodadas em pontos corridos, onde cada vitória vale 3 pontos e o empate apenas um para ambos os lados. O primeiro e segundo lugar avançam para a segunda fase. A partir daí, todos os confrontos serão em mata-mata e partida única.

Daí, vem a terceira fase, as oitavas de final, quartas, semifinal e a final também em jogo único, realizado sempre na capital paulista em estádio escolhido pela FPF.

Leia também:

De McLaren Senna a Rolls-Royce: veja os carros do Cristiano Ronaldo 

Última modificação em 19/01/2024 20:47

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Copinha 2022