Fábio Santos aposentadoria: quantos títulos ele teve no Corinthians?

Lateral atuou em 373 jogos pelo Timão

O jogo contra o Internacional neste sábado (2), às 18h, não marca somente o último encontro do Corinthians com a Fiel Torcida em 2023: a partida será a despedida de Fábio Santos jogando em casa, na Neo Química Arena. O lateral-esquerdo de 38 anos anunciou que irá se aposentar após o fim do Brasileirão deste ano.

O Corinthians prepara - e esconde a sete chaves - uma programação especial para dar adeus a um dos grandes atletas do elenco. São esperadas homenagens com imagens no telão da arena, entrega de presentes a Fábio Santos e as taças conquistadas pelo lateral em nove temporadas vestindo a camisa do Corinthians.

A família do atleta, que tem dois filhos - Duda e Leo -, também deverá comparecer à Neo Química Arena. Os Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Alvinegro, anunciou que fará um mosaico no setor Norte, onde ficam as organizadas, mas sem revelar qual será a temática. Nos comentários da postagem no Instagram dos Gaviões, torcedores especularam e pediram que o lateral fosse homenageado.

E antes mesmo da partida começar, o Corinthians já usou suas redes sociais e canais oficiais de comunicação para dar destaque à despedida. A arte da postagem que abre o dia de jogo traz Fábio Santos com as medalhas do Mundial de Clubes e da Libertadores, conquistadas em 2012, e da Recopa de 2013. Ao fundo, as diferentes camisas e números utilizados pelo lateral ao longo dos anos.

O clube também postou vídeos com lances e gols de Fábio e outras fotos com referências ao lateral, inclusive com duas fotos de quando foi apresentado: em 2011, em sua primeira passagem pelo clube, e em 2020, quando retornou já aos 35 anos. O tradicional “Boletim do CT”, vídeo com bastidores e dia-a-dia dos treinamentos, trouxe uma entrevista com Fábio e próprio lateral publicou um vídeo com Ceará, massagista de longa carreira no Corinthians, se emocionando quando o lateral brinca que essa será sua última massagem.

+ Augusto Melo é o novo presidente do Corinthians

Títulos Fábio Santos pelo Corinthians

O lateral-esquerdo possui seis títulos pelo Corinthians: o Brasileirão de 2011; a Copa Libertadores da América de 2012; o Mundial de Clubes de 2012; a Recopa de 2013; o Campeonato Paulista de 2013; e o Brasileirão de 2015.

Todos os seis títulos de Fábio Santos foram conquistados em sua primeira passagem pelo clube, de 2011 a 2015. Em junho de 2015, com o Brasileirão de 2015 ainda em andamento, Fábio foi para o Cruz Azul, no México, onde ficou até o meio de 2016. De lá, transferiu-se para o Atlético-MG e jogou por 4 temporadas. Voltou ao Corinthians em outubro de 2020 e encerrará seu contrato e sua carreira ao final de 2023.

Fábio Santos foi fundamental e titularíssimo nas conquistas do Brasileirão de 2011, da Libertadores e Mundial de 2012 e na Recopa de 2013. Já no Campeonato Brasileiro de 2015, Fábio Santos também tinha vaga cativa, mas deu lugar a Uendel e Guilherme Arana, que se destacaram ao longo da competição, até se transferir para o México.

A segunda passagem ficou marcada por um bom fim de 2020 e ótimo 2022, inclusive com o vice-campeonato da Copa do Brasil, perdido para o Flamengo. Na saída dos vestiários após a derrota nos pênaltis, o lateral estava muitíssimo abalado e emocionado, já que era um dos poucos títulos que não conquistou no futebol.

Em 2023, o planejamento errado da diretoria e a temporada abaixo de Matheus Bidu, contratado para brigar pela posição, expuseram Fábio Santos e o lateral foi muito desgastado e criticado pela torcida. Um dos trágicos jogos foi a segunda partida da semi-final contra o Fortaleza, pela Sul-Americana, quando as jogadas de dois gols do Leão acontecem após erros de Fábio Santos.

O lateral é ainda o 57º jogador com mais títulos conquistados pelo Corinthians, entre masculino e feminino, segundo levantamento do portal Meu Timão, página especializada na cobertura diária e acompanhamento histórico do clube.

Quantos jogos Fábio Santos tem pelo Corinthians?

Neste sábado, Fábio Santos irá completar seu 374º jogo com a camisa do Corinthians. Sua estreia aconteceu em 30 de janeiro de 2011, contra o São Bernardo, em um empate em 2 a 2 pela primeira fase do Paulistão. Aos 25 anos, Fábio começou como titular no time comandado por Tite.

O lateral é o 22º atleta que mais atuou usando as cores do Corinthians na história do clube. No atual elenco, Fábio Santos só possui menos partidas que Cássio (693 jogos), Fagner (534 jogos) e Gil (442 jogos). Depois dele, com menos jogos, vem Romero, com 262 jogos, Renato Augusto na sequência, com 242 partidas, e Paulinho, com 206.

Números de Fábio Santos pelo Corinthians
Jogos: 373
Jogos como titular: 353
Vitórias: 185
Empates: 113
Derrotas: 75
Gols: 32
Títulos: 6 - Brasileirão de 2011 e 2015; Libertadores de 2012; Mundial de 2012; Recopa de 2013; Paulista de 2013)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes