Quantas Sul-Americana o Corinthians tem?

Elenco paulista é um dos mais tradicionais em torneios internacionais da Conmebol

Com 112 anos de história, o Corinthians coleciona diversos títulos nacionais, continentais e mundiais. O Timão está na lista de vencedores da Copa Libertadores da América, mas e a Sul-Americana? Saiba se o elenco paulista já ganhou a competição da Conmebol e qual é o histórico em finais.

O Corinthians já ganhou a Copa Sul-Americana?

O Corinthians nunca venceu a Copa Sul-Americana, torneio secundário da Conmebol. Criado em 2002, o alvinegro coleciona oito participações no campeonato continental, mas diferente da Libertadores onde possui um título, o grupo sequer levantou a taça para celebrar.

A melhor posição do Timão na Sul-Americana da Conmebol foi em 2021, quando perdeu para o Independiente de Valle na semifinal. Outro fato curioso é que o alvinegro nunca se classificou para a final do torneio.

 

Campanha do Corinthians em 2003 - fase preliminar:

O Timão estreou em 2003 na fase preliminar, mas perdeu para o Fluminense e o Atlético Mineiro, com confrontos regionais e depois continentais.

Corinthians 0 x 2 Atlético MG
Fluminense 2 x 0 Corinthians

 

Campanha do Corinthians em 2005 - quartas de final:

Mais tarde, em 2005, carimbou o passaporte no torneio após terminar na edição anterior do Campeonato Brasileiro da Série A na quinta posição. Passou da fase de grupos, venceu o River Plate nas oitavas de final mas perdeu para o Pumas, do México, nas quartas de final.

Goiás 0 x 2 Corinthians
Corinthians 1 x 1 Goiás
River Plate 0 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 1 River Plate
Corinthians 2 x 1 Pumas
Pumas 3 x 0 Corinthians

 

Campanha do Corinthians em 2006 - oitavas de final:

Após a pífia participação do Corinthians na edição passada, o grupo voltou para a competição em busca de um resultado melhor depois de conquistar a vaga ao ser campeão do Brasileirão.

Venceu o Vasco na segunda fase, mas perdeu para o Lanús nas oitavas de final.

Vasco 0 x 1 Corinthians
Corinthians 3 x 1 Vasco
Corinthians 0 x 0 Lanús
Lanús 4 x 2 Corinthians

 

Campanha do Corinthians em 2007 - primeira fase:

Nono colocado no Brasileirão anterior, o Corinthians mais uma vez garantiu a vaga na Sul-Americana. Além de ser rebaixado para a segunda divisão brasileira, o elenco também foi eliminado na primeira fase pelo Botafogo.

Botafogo 3 x 1 Corinthians
Corinthians 1 x 2 Botafogo

 

Campanha do Corinthians em 2017 - oitavas de final:

Em sua quinta participação, o Corinthians fez bonito mas também não conseguiu alcançar a vaga na decisão pela primeira vez. Derrotou na primeira fase o Universidad del Chile, derrotou o Patriotas, da Colômbia, na segunda fase e alcançou a etapa final.

Nas oitavas de final, diante do tradicional Racing, perdeu no critério de desempate de saldo de gols.

Corinthians 2 x 0 Universidad de Chile
Universidad de Chile 1 x 2 Corinthians
Patriotas 1 x 1 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Patriotas
Corinthians 1 x 1 Racing
Racing 0 x 0 Corinthians

 

Campanha do Corinthians em 2019 - semifinal:

Sem classificação para a Libertadores, o clube paulista contentou-se com a vaga na fase de grupos da Sul-Americana em 2019. Passou do Racing e do Deportivo Lara, da Venezuela, na fase preliminar, até ganhar do Montevideo Wanderers nas oitavas de final, o Fluminense nas quartas e cair para o Independiente del Valle na semifinal.

Racing 1 x 1 Corinthians
Corinthians 1 (5x4) 1 Racing
Corinthians 2 x 0 Deportivo Lara
Deportivo Lara 0 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Montevideo Wanderers
Montevideo Wanderers 1 x 2 Corinthians
Corinthians 0 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 1 Corinthians
Corinthians 0 x 2 Independiente del Valle
Independiente del Valle 2 x 2 Corinthians

 

Campanha do Corinthians em 2021 - fase de grupos:

O Timão voltou a disputar em 2021 a competição, mas novamente caiu cedo demais. Passou pela fase de grupos em segundo lugar, com 10 pontos, atrás do Peñarol e por isso acabou eliminado.

River Plate Asunción 0 x 0 Corinthians
Corinthians 0 x 2 Peñarol
Sport Huancayo 0 x 3 Corinthians
Peñarol 4 x 0 Corinthians
Corinthians 5 x 0 Sport Huancayo
Corinthians 4 x 0 River Plate Asunción

 

Campanha do Corinthians em 2023 - quartas de final:

Em 2023, o Corinthians terminou em terceiro lugar na fase de grupos da Libertadores e por isso conquistou a vaga na segunda fase da Sul-Americana.

Venceu o Universitario nos playoffs, o Newell's Old Boys nas oitavas de final e agora o Estudiantes nas quartas de final.

Corinthians 1 x 0 Universitario
Universitario 1 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Newell's Old Boys
Newell's Old Boys 0 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 0 Estudiantes

Quantas finais da Sul Americana o Corinthians tem?

Em sete participações, o Corinthians nunca chegou a uma final da Copa Sul-Americana. A melhor campapanha do alvinegro foi em 2019, quando foi eliminado pelo Independiente del Valle, campeão em 2019 e 2022, na semifinal entre as duas partidas.

Como nunca alcançou a final, o Timão nunca pôde conquistar a taça da Conmebol. Isso significa que terá que continuar batalhando durante os próximos anos se quiser trazer para a sua valiosa sala de troféus a conquista inédita em sua história.

Na Libertadores, por outro lado, o alvinegro jogou a final uma vez, em 2012, quando empatou no primeiro jogo e venceu o Boca Juniors no segundo, faturando a primeira taça na competição. Além disso, o Corinthians é também um dos poucos times brasileiros a conquistar a Libertadores e o Mundial no mesmo ano.

Por que a Sul-Americana é o torneio secundário da Conmebol?

A Libertadores da América é o principal campeonato da América do Sul, responsável por unir equipes do continente sob o mesmo pretexto: levar para casa o objetivo de máximo desejo, a taça com todos os escudos de campeões na base e a bola representando o futebol.

A Copa Sul-Americana também preenche o calendário sul-americano de futebol, principalmente com times que não conseguem a vaga na Libertadores. Não menos importante, é conhecido como o campeonato secundário da Conmebol.

A principal diferença entre Libertadores e Sul-Americana são os valores da premiação. O primeiro leva um alto investimento de direitos de televisão, patrocinadores e cotas, enquanto o segundo não tem o mesmo valor no mercado. O prêmio principal em 2023 para a Libertadores é de R$ 94,5 milhões, enquanto a Sul-Americana entrega R$ 25 milhões.

No Brasil, a atenção dos clubes durante o Brasileirão se vira para as vagas da Libertadores, disponíveis na parte de cima da classificação, enquanto seis são distribuídas entre o sétimo e 12º lugar para a Sul-Americana. É possível notar que a briga é maior pela Libertadores, mas a dedicação para disputar a Sula também mostra-se presente.

Quais são os times campeões da Sul-Americana?

O Corinthians pode não ser campeão da Sul-Americana, mas outros 17 clubes já levantaram a taça do torneio continental, idealizado em 2002 pela Conmebol com times de todos os países. O primeiro grande campeão foi o San Lorenzo, da Argentina, enquanto o Independiente del Valle, do Equador, é o atual vencedor.

No Brasil, a lista é bastante exclusiva, contendo Internacional, São Paulo, Athletico-PR e Chapecoense como os únicos times que já conquistaram o título secundário da Conmebol. Os maiores campeões são dois argentinos, Boca Juniors e Independiente, e o Del Valle.

A seguir, a lista com todos os campeões da Copa Sul-Americana.

 

Independiente del Valle, Boca Juniors e Independiente - 2 títulos
LDU Quito - 1 título
Defensa y Justicia, River Plate, Lanús, Arsenal de Sarandí e San Lorenzo - 1 título
Cienciano - 1 título
Pachuca - 1 título
Internacional, São Paulo, Athletico-PR e Chapecoense - 1 título
Universidad de Chile - 1 título
Santa Fé - 1 título

 

Leia também:

Quantas Libertadores o Corinthians tem?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes