Flamengo perde para o São Paulo, mas é campeão do Brasileirão 2020

Rubro-negro perdeu por 2 a 1, mas Inter empatou com o Corinthians e viu título ficar com o Flamengo; vitória deixa São Paulo classificado para fase de grupos da Libertadores.

São Paulo vence Flamengo por 2 a 1, mas Rubro-negro é campeão do Brasileirão 2020, logo depois do Inter empatar com o Corinthians em 0 a 0. Tricolor e Fla se enfrentaram nesta quinta (25), no Morumbi, enquanto Colorado e Timão jogaram no Beira-rio.

A vitória garantiu os donos da casa na fase direta da Libertadores. O Tricolor dependia apenas de si e precisava de uma vitória para conquistar a vaga. Já o Flamengo, com a taça de campeão do Brasileirão, conquista primeiro título da era Ceni e o bicampeonato da competição.

São Paulo vence, mas Flamengo é campeão do Brasileirão

O primeiro tempo demonstrou claramente as estratégias de ambas equipes. Enquanto o São Paulo se defendia e apostava no contra-ataque, o Flamengo mantinha a posse de bola, mas sofria para quebrar a retranca Tricolor.

Os donos da casa chegaram a dar apenas uma finalização no primeiro tempo. No entanto, o chute que o Tricolor deu, entrou. Em cobrança de falta, aos 49 minutos do segundo tempo, Luciano bateu no canto do goleiro Hugo e abriu o placar.

A vitória garantia o São Paulo na fase de grupos da Libertadores, entretanto no início do segundo do tempo, Bruno Henrique empatou o confronto. Em cobrança de escanteio, Gustavo Henrique desviou pro meio da área, e o camisa 27 apenas escorou para o fundo da rede.

O Rubro-negro mantinha a posse de bola e buscava quebrar a retranca são-paulina, mas quem chegou ao segundo gol foram os donos da casa. Em saída de bola errada de Hugo, Daniel Alves recuperou a bola e tocou para Pablo. Na frente do gol, o camisa 9 apenas estufou a rede e correu para o abraço. Resultado final: São Paulo 2 x 1 Flamengo

São paulo se garante na fase de grupos da libertadores
São paulo se garante na fase de grupos da libertadores (foto: twitter/são paulo)

Flamengo conquista o bicampeonato

Embora o confronto entre São Paulo e Flamengo tivesse encerrado, o jogo no Beira-rio ainda mantinha a bola rolando. A derrota dava o título ao Rubro-negro, mas se o Inter vencesse o jogo contra o Corinthians, venceria a competição.

Logo depois do jogo, o elenco flamenguista acompanhou a partida do Rio Grande do Sul e após o apito final, comemoram o oitavo título do Brasileirão, sendo o segundo consecutivo.

Rogério Ceni campeão no Morumbi

Um fato que não é rotineiro na história do futebol, é Rogério Ceni ser campeão dentro do Morumbi. No entanto, com a camisa de outro time, sem ser o São Paulo, esta foi a primeira vez.

Contratado em novembro pelo Rubro-negro, Ceni chegou diante de muita expectativa na equipe carioca. Os resultados abaixo do esperado geraram desconfiança do torcedor, além das eliminações na Copa do Brasil e Libertadores.

Entretanto, com o Brasileirão mais disputado rodada após rodada, o Flamengo engatou cinco jogos sem perder na reta final da competição e viu a chance de título se aproximar. A vitória diante do Inter na 37ª rodada concretizou o que a equipe planejava e o time de Ceni chegou a última rodada dependendo apenas de si para ser campeão.

Embora o revés não fosse o resultado esperado, o empate entre Inter e Corinthians culminou no título dos cariocas, que permaneceram com 71 pontos, enquanto os Colorados foram para 70.

Flamengo é campeão do brasileirão com 71 pontos
Flamengo venceu campeonato brasileirão com 71 pontos (foto: alexandre vidal/flamengo)

Títulos do Flamengo no Brasileirão

Com o título do Rubro-negro, a equipe carioca chegou ao seu oitavo caneco do Campeonato Brasileiro. No entanto, a quantidade de títulos do Flamengo é questionável. Isso porque a conquista de 87, de acordo com a CBF, tem o Sport como campeão.

Na década de 80, o Rubro-negro enfileirou títulos atrás de títulos. Conhecido como Flamengo de Zico, o clube carioca conquistou o Brasileiro em 1980, 1982 e 1983, além de 1987, 1992, 2009 e 2019.

"Era de ouro" do Flamengo

O time que começou a ter forma no final dos anos 70, tinha no elenco jogadores da base como: Zico, Leandro, Júnior, Andrade, Adílio e Tita. No Campeonato Brasileiro de 80, a equipe conquistou seu primeiro caneco do Brasileirão, onde enfrentou o Atlético-MG na final. Com vitória dos mineiros, por 1 a 0, no primeiro jogo, os flamenguistas conseguiram vencer a volta por 3 a 2, em um Maracanã com 150 mil pessoas. Embora na soma dos placares as equipes estivessem empatadas, o Flamengo teve campanha melhor na competição, e por isso garantiu o título de campeão do Brasileirão.

Em 1982, o Flamengo novamente buscou o título brasileiro. Logo depois de eliminar o Santos e Guarani, nas quartas e semi, respectivamente, o clube enfrentou o Grêmio na decisão. Até então, os tricolores eram os atuais campeões da competição. No entanto, após empate por 1 a 1, no jogo de ida, os flamenguistas venceram a volta e conquistaram seu segundo título do Campeonato Brasileiro.

Time base do flamengo na década de 80
Time base do flamengo na década de 80 (foto: reprodução/https://miro. Medium. Com)

Rubro-negro campeão com recorde de público

No ano seguinte, a equipe rubro-negra novamente entrou como favorita ao título, e o favoritismo se confirmou. Após ótima campanha na primeira fase, o clube eliminou Vasco e Atlético-PR, e enfrentou o Santos na final. No primeiro confronto, o Peixe venceu por 2 a 1, no entanto, em um Maracanã com 155.253 torcedores, um recorde de público do Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu por 3 a 0 e conquistou o terceiro caneco.

Com três títulos brasileiros em quatro anos, o clube fechou sua fase de ouro, comandados por Zico, e formou a base da Seleção Brasileira daquela época. No entanto, após fracassos nos anos seguintes, o Rubro-negro só retomou o trilho das vitórias em 1987.

Entenda o Campeonato Brasileiro de 87

A CBF organizou em 1987 a Copa União. A ideia da entidade era que o campeão e vice da competição, enfrentassem os dois primeiros colocados do Módulo amarelo, suposta segunda divisão.

No entanto, os clubes da então "primeira divisão" não aceitaram enfrentar os times da divisão inferior e diante deste cenário, a CBF "vendeu" a Copa União como se fosse o Campeonato Brasileiro. Ao final, o Flamengo venceu o torneio com o Inter em segundo lugar, enquanto Sport e Guarani se classificaram pelo Módulo amarelo.

No inicio de 1988, a CBF organizou os jogos entre as quatro equipes, mas tanto cariocas quanto gaúchos não entraram em campo. Com apenas Sport e Guarani, as duas equipes venceram por W.O e fizeram a final, com os pernambucanos vencendo por 1 a 0, e sendo declarado "campeão" do Brasileirão de 87.

Zico é considerado o maior jogador da história do clube
Zico é considerado o maior jogador da história do clube (foto: reprodução/coluna do fla)

Campeão brasileiro em 92

Em 1992, o Flamengo chegou a mais um título do Campeonato Brasileiro. Após se classificar em quarto na primeira fase, o time carioca garantiu o primeiro lugar do grupo A na segunda etapa e chegou ao mata-mata. Na decisão, o clube enfrentou o líder do grupo B, o Botafogo, e após vencer o primeiro jogo por 3 a 0, o Rubro-negro conseguiu o empate em 2 a 2, no segundo confronto, e venceu o campeonato.

Com uma equipe recheada de craques, o clube contava com jogadores como: Renato Gaúcho, Djalminha, Júnior, Zinho e cia.

Retomada em 2009 com Adriano

Demorou 17 anos para que o Flamengo conseguisse ser campeão do Brasileirão novamente, no entanto, o título veio. Pela primeira vez em sua história, o clube conquistou o Campeonato Brasileiro nos pontos corridos. E, com uma campanha de 19 vitórias, 10 empates e nove derrotas o time carioca venceu a competição, com o Inter no segundo lugar, assim como neste ano.

O roteiro de 2009 era bem parecido com o atual. O time da Gávea ocupou a liderança na penúltima rodada da competição, e disputava o título justamente contra o Colorado. No entanto, assim como em 2021, o título ficou com os cariocas que venceram o Grêmio na última rodada, por 2 a 1.

Com Adriano Imperador como estrela do clube, a equipe ainda tinha no elenco jogadores como Ronaldo Argelim, Juan, Léo Moura e Petkovic.

Era Jesus e recordes flamenguistas 

Por fim, a última vez que o Rubro-negro venceu o Brasileirão até então ocorreu na temporada passada, em 2019. Sob o comando do português Jorge Jesus, a equipe rubro-negra fez história na competição. Com 26 vitórias, seis empates, mas somente quatro derrotas, o Flamengo venceu a Brasileiro com 90 pontos, um recorde no campeonato na era dos pontos corridos.

+ Nova camisa do Flamengo: veja imagens do uniforme 1 do clube

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes