Esporte

O que representa os anéis olímpicos nas Olimpíadas?

Símbolo é a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos, sendo mundialmente conhecido no mundo esportivo.

Escrito por

Um dos símbolos mais marcantes das Olimpíadas são os anéis olímpicos. É quase impossível que algum apaixonado por esporte ao ver os aros não lembre dos Jogos. No entanto, você sabe o que ele significa, por quem foi inventado e por que ele existe? Confira abaixo então, o que representa os anéis olímpicos.

O que representa os anéis olímpicos?

Os anéis olímpicos, marca das Olimpíadas, representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores, está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao Comitê Olímpico Internacional (COI). As cores presentes são: azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados por um fundo branco.

Este símbolo é a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. Criado pelo Barão Pierre de Coubertin em 1914, a representação só foi hasteada em bandeira nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica, em 1920. Ou seja, seis anos após Coubertin idealizá-la.

Anéis olímpicos representa a união dos cinco continentes do planeta - foto: reprodução/olympics. Com

De acordo com a Carta Olímpica, Regra 8, “o símbolo olímpico expressa a atividade do Movimento Olímpico e representa a união dos cinco continentes e o encontro de atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos.”

Atualmente, existem cerca de sete versões oficiais dos anéis olímpicos. No entanto, a versão colorida com fundo branco é a mais popular, sendo a personificação da visão original de Pierre de Coubertin. Dessa forma, a representação com as seis cores olímpicas - azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre fundo branco - englobam a universalidade do olimpismo.

Assim como as Olimpíadas e o COI, o Comitê Olímpico Brasileiro também possui um símbolo que serve de representação gráfica para a marca da entidade. Nele, os anéis olímpicos, que representa os Jogos, aparecem junto à uma Bandeira Nacional do Brasil.

Símbolo do comitê olímpico brasileiro - imagem: reprodução/cob

O que significa a tocha olímpica

A tocha nos Jogos Olímpicos da Era Moderna costuma ser transportada pelos atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Segundo o COB, a chama anuncia a próxima celebração dos Jogos Olímpicos , mas carrega uma mensagem de paz e amizade.

No dia da abertura, a Pira Olímpica é acesa e apagada somente na cerimônia de encerramento dos Jogos. Criada em 1936, na edição de Berlim, o ritual transformou-se em um dos momentos mais emblemáticos e então esperados das Olimpíadas.

Tocha olímpica também é um dos símbolos mais populares das olimpíadas - foto: reprodução/cob. Org. Br

Leia também:

+ História das Olimpíadas: guia para entender a origem dos jogos

+ Quais e quantas modalidades o Brasil participa nas Olimpíadas 2021?

Última modificação em 25/07/2022 10:41

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por