DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Quem é a mãe brasileira de Lucas Pinheiro Braathen?

O brasileiro conquistou a medalha de ouro, superando Marco Odermatt, campeão olímpico do slalom gigante em 2022

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Quem é a mãe de Lucas Pinheiro Braathen
Foto: reprodução

Lucas Pinheiro Braathen tornou-se o primeiro sul-americano a ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno, ao conquistar o ouro no slalom gigante masculino no sábado. O brasileiro, de 25 anos, segundo colocado no ranking mundial de slalom e slalom gigante, registrou o tempo combinado de 2:25.00, 0,58 segundos melhor que o medalhista de ouro de 2022, Marco Odermatt, para vencer a prova.

Família de Lucas Pinheiro Braathen

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Pinheiro Braathen começou sua carreira representando a Noruega, onde venceu cinco provas da Copa do Mundo de slalom e slalom gigante, além de subir ao pódio 12 vezes. Ele competiu nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 nas provas de slalom e slalom gigante, mas não completou nenhuma das duas.

Após o divórcio dos pais, quando tinha 3 anos, Pinheiro Braathen morou com a mãe no Brasil antes de se mudar para a Noruega para morar com o pai quando ficou mais velho.

“Conheci o esporte nas ruas de São Paulo, brincando com meus vizinhos, minha família, meus amigos. Me apaixonei pelo esporte lá”, disse Pinheiro Braathen em 2024. “Poder completar esse ciclo e representar o Brasil em uma Copa do Mundo de um esporte significa muito para mim. Levar a dança para a neve é ​​o que eu busco fazer.”

Pinheiro Braathen, que foi um dos porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura, agora faz história olímpica e se junta a outros atletas de seu país, como Isadora Williams, que se tornou a primeira brasileira e sul-americana a chegar à final da patinação artística feminina nos Jogos Olímpicos de 2018; a esquiadora cross-country Jaqueline Mourão, cinco vezes olímpica; e o piloto de bobsled Eric Maleson.

“A Noruega me ensinou a ser um atleta, a enfrentar o frio”, disse Pinheiro Braathen a repórteres na semana passada em Milão. “O Brasil me ensinou a ser eu mesmo.”
Enviar feedback

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.