DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Veja como foi a conquista do ouro de Ana Marcela Cunha nas Olimpíadas

Brasileira ficou em primeiro lugar nos 10km do Individual Feminino na maratona aquática das Olimpíadas de Tóquio
Escrito por Beatriz Fabbri
Publicado em
Atualizado em
ana marcela cunha olimpíadas
Confira como foi a prova de Ana Marcela na maratona aquática. Foto: Jonne Roriz/COB

É ouro inédito para o Brasil. Na noite desta terça-feira, 03 de agosto de 2021, Ana Marcela Cunha, de 29 anos, conquistou a medalha de ouro na maratona aquática nos 10km nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 para o Brasil. Esta é a primeira medalha dourada no esporte, mas em 2016 a brasileira Poliana Okimoto conquistou o bronze na categoria. Veja como foi a conquista de Ana Marcela Cunha nas Olimpíadas de 2021 no Japão.

Ana Marcela Cunha é ouro na maratona aquática das Olimpíadas 2021

A nadadora começou bem a prova em Odaiba Marine Park, no Japão, liderando e administrando bem todo o tempo que nadou. Ana esteve no pelotão principal em todo o momento.

Começo da prova. Foto: Reprodução Rede Globo

 

Na primeira parada das atletas para repor as energias, com 1,4km, Ana marcou bom tempo e alcançou a 5º e 4º posição. Logo de cara, encontrou na americana, Ashley Twichell, e na alemã Leonie Beck, grandes adversárias, já que ambas tomaram o pódio naquele momento. No entanto, a partir da segunda volta, a brasileira conseguiu retomar o bom desempenho nas águas e assumiu a terceira posição, colada nas adversárias.

Parada das atletas para hidratação. Foto: Reprodução Rede Globo

 

Durante a prova, as nadadoras alternam as posições dependendo das paradas, velocidade em que nadam ou por estratégia. Por isso, Ana apareceu em primeiro, depois na terceira e então na quarta. Entretanto, no fim da terceira volta, Ana assumiu a liderança, deixando a americana para trás.

Então, chegando perto dos 6km, ficou na vice-liderança ao chegar na parada e ficar atrás da americana Ashley Twichell. Ana, no entanto,

Brasileira na vice-lidernaça. Foto: Reprodução Rede Globo

 

Sobrou tempo também para a alemã Beck, a chinesa Xin Xin e a holandesa Sharon van Rouwendaal se aproximarem também cada vez mais de Ana Marcela e Twichell à frente da prova aos 8km, quando Ana caiu para a quarta posição.

Ana em quarto.Foto: Reprodução Rede Globo

 

Então, aos 8,6 km, Ana tomou a ponta e de lá não saiu mais, seguindo até o fim da prova em primeiro lugar nas águas japonesas para ganhar o ouro na prova de maratona aquática e deixando para trás suas principais adversárias durante a prova.

Ana em primeira posição no final da prova. Foto: Reprodução Rede Globo

 

Por fim, com o tempo de prova em 1h59m30s8, Ana chegou para bater em primeiro lugar e garantir a sua primeira medalha olímpica. Em segundo lugar a holandesa Sharon van Rouwendaal garantiu a prata com 1h59m31s7 e fechando o pódio em terceiro a australiana Kareena Lee, com o bronze, sob o tempo de 1h59m32s5.

  • ????Ana Marcela Cunha –  1h59m30s8 
  • ????Sharon van Rouwendaal – 1h59m31s7
  • ????Kareena Lee – 1h59m32s5
Momento em que Ana cruza a linha de chegada. Foto: Reprodução Rede Globo

Conheça a carreira da atleta

O Brasil tem apenas uma representante na Maratona Aquática. Seu nome é Ana Marcela Cunha, de 29 anos, nascida em Salvador, na Bahia. Ana, que já foi eleita seis vezes a melhor atleta do mundo em maratonas aquáticas, é considerada a grande favorita na prova de 10km nas Olimpíadas de Tóquio em 2021.

Ana aprendeu na creche a nadar aos 2 anos por influência da mãe. Com 12, foi convocada para representar a Seleção Brasileira de Piscina. Mas, dois anos depois, chegou nas piscinas abertas, a sua verdadeira paixão.

Atualmente, a atleta representa o clube paulista Unisanta, mas também treina no CT Time Brasil, de acordo com o informativo divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Ana coleciona medalhas e conquistas, incluindo o ouro no Pan-Americano de Lima, em 2019, e o título de campeã mundial no mesmo ano em 5km. Além disso, é tetracampeã mundial, sendo os anos de 2011, 2015, 2017 e 2019.

Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, terminou em décimo lugar.

Ana com medalhas e conquistas ao longo da carreira. Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

Leia também – Agenda das Olimpíadas 2021: programação e horários de quarta – 04/08 

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.