DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Entenda a nova divisão de prêmios da Mega-Sena e o que muda

A mudança já está valendo

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
divisão de prêmios da Mega-Sena
Crédito: DCI

O prêmio da Mega-Sena para o apostador que acertar os 6 números agora é maior. Uma portaria da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, publicada no último dia 29, aumentou de 35% para 45% o total destinado ao prêmio principal. Por outro lado, quem acertar a quina ou a quadra receberá menos dinheiro.

Como é a nova divisão de prêmios da Mega-Sena?

Para os concursos semanais da Mega-Sena, a divisão dos prêmios da loteria ficou da seguinte forma:

40% do valor arrecadado vai para os acertadores da sena (seis números);

13% para quem acertar a quina (cinco números);

15% para os acertadores da quadra (quatro números);

10% será destinado à reserva de premiação da Mega da Virada do ano seguinte.

Segundo o Ministério da Fazenda, a nova divisão visa tornar o concurso especial de fim de ano mais atrativo, com um prêmio principal mais robusto. Como a Mega da Virada não acumula, o valor arrecadado precisa ser totalmente distribuído.

Na prática, o valor pago por aposta não muda: cada aposta de seis dezenas custa R$ 6. O que se altera é o potencial de retorno: quem acertar a sena poderá dividir uma quantia ainda maior com menos pessoas, considerando o histórico de concursos onde poucos ganhadores cravam os seis números. Já os que acertam cinco ou quatro números na virada verão prêmios mais modestos, em comparação com os concursos regulares.

Como será o prêmio da Mega da Virada 2025

A nova divisão de prêmio vai impactar principalmente a Mega da Virada, que ocorre sempre no dia 31 de dezembro. Com a nova regra, 90% do total acumulado será destinado exclusivamente aos apostadores que acertarem os seis números. Os outros 10% são distribuídos assim: 5% para os acertadores da quina e 5% para quem acertar a quadra.

A medida concentra ainda mais o prêmio principal e reduz a fatia destinada às demais faixas. Além disso, a medida cria uma reserva constante ao longo do ano, tornando o valor da Mega da Virada menos dependente dos acúmulos semanais da Mega-Sena.

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.