Escova progressiva: orgânica, de chuveiro, com formol. Entenda tudo

Vamos entender melhor sobre os tipos de escovas progressivas existentes no mercado de beleza e saúde capilar? Assim você escolhe a melhor para a saúde de suas madeixas.

A escova progressiva é um dos procedimentos químicos que despertam mais polêmica no mundo da beleza. Porém, ela é ainda muito procurada pelas mulheres que desejam cabelos lisos, alinhados e hidratados.

Neste guia nós vamos desvendar sobre os tipos de escovas progressivas disponíveis; as sem formol, como a orgânica e a de chuveiro; e a com formol e seus riscos. 

Dessa maneira, você tira todas as suas dúvidas e escolhe a técnica mais segura para deixar as suas madeixas sempre lindas e saudáveis. 

 

O que é a escova progressiva?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

vantagens escova progressiva
Imagem: Reprodução / Unplash

 

Há anos, a escova progressiva se tornou a queridinha das mulheres nos salões de beleza. Ela é um tratamento que atua na estrutura física dos nossos fios, reduzindo gradualmente o volume e frizz dos cabelos, e deixando-os mais lisos e sedosos. 

Geralmente, o método é muito utilizado pelas mulheres de cabelos ondulados, cacheados e crespos. No início, a escova progressiva tinha em sua fórmula uma quantidade alta de formol, que é o componente que garante a eficácia do alisamento. 

Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, alertou que o ingrediente apresenta riscos à saúde e estabeleceu o uso de até 0,2% do elemento nos procedimentos. Como o mercado de beleza e saúde capilar não para de inovar, atualmente, a escova progressiva engloba diversas técnicas.

Algumas praticamente não levam formol na fórmula e apresentam um resultado poderoso. Legal, né? A seguir, vamos explicar tudo sobre cada tipo para você escolher a melhor! 

 

Escova progressiva orgânica

escova orgânica
Imagem: Reprodução / Unplash

Vamos começar pelas técnicas mais recentes que estão bombando? Uma delas é a e escova progressiva orgânica, que tem a proposta de ser menos agressiva do que os métodos convencionais, uma vez que ela trabalha com produtos naturais e não utiliza o formol. 

Essa combinação de elementos orgânicos como aminoácidos e proteínas atua diretamente na fibra capilar e promove a ativação térmica, a nutrição e hidratação. O resultado são cabelos lisos e, ao mesmo tempo, fortes, brilhosos e cheios de vida. 

 

Os pós e contras da escova progressiva orgânica

 

Uma das vantagens ao escolher esse método é que ele é fácil de ser aplicado e pode ser feito na sua casa. Além disso, a escova progressiva orgânica não possui contraindicações (mas é sempre bom fazer a prova de toque e o teste de mecha, ok? Só para garantir que você não tem alergia aos componentes). 

Como você já sabe, cada tipo de cabelo reage de forma diferente aos tratamentos químicos. Por isso, é possível que os cabelos fiquem mais ondulados e com menos volume nas cacheadas. 

Porém, como é uma escova natural e que não agride a estrutura dos fios, vale a pena testar, não acha?

Conheça a progressiva de chuveiro

o que é a escova de chuveiro
Imagem: OUAI (Reprodução / Instagram)

 

Essa novidade entre as escovas progressivas é perfeita para as mulheres que gostam de praticidade. A progressiva de chuveiro também não contém formol em sua fórmula, mas garante cabelos lisos, hidratados e incríveis. 

O método consiste em utilizar produtos específicos durante a lavagem do cabelo. É como utilizar uma máscara de hidratação, porém, com um efeito que garante o alinhamento dos fios. 

Os pós e contras da progressiva de chuveiro

Como falamos acima, essa técnica também não leva formol em sua composição, o que é ótimo para quem procura um procedimento menos agressivo. Além da praticidade, o cabelo fica mais brilhoso, hidratado, alinhado e digno de arrancar suspiros e elogios.

Como se trata de um método temporário, o efeito dura de uma a duas semanas. Além disso, é preciso saber escolher bem os produtos disponíveis no mercado para ter o resultado desejado. 

Entenda mais sobre a progressiva sem formol

escova sem formol
Imagem: OUAI (Reprodução / Instagram)

 

Agora que você conhece as progressivas orgânica e a de chuveiro, entenda melhor como se deu a técnica sem formol. Depois de a Anvisa determinar a quantidade de 0,2% do uso do formol nos procedimentos, o mercado de saúde capilar encontrou novas maneiras para substituir o componente e, de quebra, garantir o alisamento. 

Portanto, no lugar do formol entraram substâncias semelhantes a ele, como o tioglicolato de amônio e a etalonamina, que causam menos danos aos cabelos.

Aliás, muitos ingredientes utilizados hoje estimulam a produção de colágeno, que dá força e resistência aos fios. Além disso, a progressiva sem formol traz outras vantagens. 

Ela não causa efeito colateral como queimaduras, descamação do couro cabeludo, riscos de queda de cabelos, ardência nos olhos, dores de cabeça. 

Duração

O procedimento pode ser feito no salão e ou em casa, e dura aproximadamente um mês. A dica é fazer hidratações semanais para prolongar o efeito da progressiva sem formol.

Não se esqueça de conferir se o produto leva formol. Para isso, basta ver se há a presença de formaldeído ou poliformol em sua composição, ou se ele possui aquele cheiro forte e característico que irrita o nariz e olhos. 

As polêmicas da progressiva com formol 

Ainda assim, mesmo cercada de controvérsias, muitas mulheres preferem o uso da progressiva com formol. Talvez porque ela esteja ligada à durabilidade do alisamento nos cabelos e aos resultados que melhoram a cada aplicação. 

Por isso que é importante ficar ciente dos riscos que o procedimento traz. A Anvisa já publicou diversos relatórios apontando o uso do formol como um dos principais acidentes dentro dos salões de beleza e clínicas de estética. 

O órgão alerta que o seu uso acima do permitido pode causar alergia, irritação das vias aéreas, falta de ar, fortes dores de cabeça, vertigem, irritação nos olhos, náuseas, podendo causar até câncer. Aliás, mulheres grávidas devem evitar o procedimento, pois a progressiva com formol pode causar a má formação no feto. 

Em resumo, há diversas opções no mercado quando falamos de escova progressiva. Por isso, escolha a melhor para a saúde dos seus fios!

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes