Bolsa

Ibovespa tem primeira queda semanal desde meados de maio

Puxaram o indicador ações de bancos e da Petrobras, com recuos que foram de 0,3% até 1,2%

Escrito por

O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira, 11, em correção após as últimas altas seguidas, registrando queda de 0,49%, aos 129.441 pontos, volume financeiro negociado de R$ 19,912 bilhões e perda acumulada de 0,53% na semana. A primeira queda semanal desde meados de maio. Puxou o indicador as ações de bancos e da Petrobras. Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil, que recuaram entre 0,3% e 1,2%. Quem segurou o dia foi a Vale, com salto de 2,3%.

No cenário doméstico o governo federal começa a avaliar trocas em ministérios após pressão do Centrão. De acordo com informações de bastidores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estuda mudar comandos da Casa Civil, do Meio Ambiente e do Turismo, com especial atenção para a saída do general Luiz Eduardo Ramos, chefe da Casa Civil, que se tornou o principal alvo dos partidos aliados de Bolsonaro.

Atenção também para aglomerações envolvendo Bolsonaro. O presidente provocou tumulto em sua chegada no Espírito Santo, com registro de um caso de agressão de um partidário de Bolsonaro contra um oposicionista.  Nova aglomeração a favor do presidente, a Motociata, está prevista para acontecer em São Paulo, na capital, sob ameaça do governador João Dória (PSDB) de multar o presidente em caso de aglomeração.

O resultado do volume de serviços em abril divulgado pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) repercutiu no mercado ao registrar alta de 0,7% em relação à queda de 3,1% de março e acima do 0,6% esperado pelos economistas de acordo com dados compilados pela Refinitiv. Já na comparação com abril de 2020 o salto foi de 19,8%, segundo crescimento seguido e o maior da série história, que começou em 2012.

Ibovespa hoje, 11 de junho de 2021

Lá fora, Wall Street operou perto da estabilidade e reforçou a tranquilidade do mercado com os dados de inflação. Na véspera, o Bureau of Labor Statistics divulgou que a inflação saltou 0,6% em maio e 5% na base anual. Enquanto isso, a projeção, segundo consenso do Refinitiv, era de alta de 0,4% na comparação com abril e de 4,7% frente a maio de 2020. Isso serviu para acalmar os ânimos do mercado, que temiam um avanço maior da inflação nos EUA.

Por fim, na Europa, chama a atenção de investidores de Ibovespa com a estimativa inicial de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido subiu 2,3% em abril frente ao mês anterior. O valor ainda está abaixo de 3,7% do nível de fevereiro de 2020, antes da pandemia. No entanto, o crescimento indica nova retomada econômica da região.

Última modificação em 21/07/2022 11:04

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por