Criptomoedas

China avança na implementação do yuan digital

Banco Industrial e Comercial da China já permite que clientes usem o yuan digital por meio de aplicativos móveis

Escrito por

Segundo informações da imprensa chinesa, o Banco Industrial e Comercial da China (BICC), um dos maiores do mundo em ativos totais, passou a permitir que usuários públicos ativem em seu aplicativo móvel a carteira de yuan digital, a moeda digital do Banco Central da China chamada também de e-CNY. A princípio, a opção está liberada apenas para usuários da cidade de Chengdu, uma das primeiras a testar o yuan digital. Para isso, basta que assinem o aplicativo do banco.

O recurso, chamado “Carteira de Teste Interna”, já estava disponível há vários meses dentro do aplicativo do BICC, mas permanecia desativado até o mês passado. Já nestas últimas semanas, a função foi habilitada para ativação para usuários públicos em Chengdu.  A carteira in-app do BICC permite quatro módulos principais: saldos de depósito de contas bancárias vinculadas, retirada de saldos para contas bancárias, código QR de pagamento e início de transações ponto a ponto.

Com nova interface, a carteira também contém um vídeo com tutorial e uma aba para tirar dúvidas sobre perguntas frequentes. No vídeo, é explicado que o propósito estratégico do e-CNY é “reagir proativamente à onda de choque trazida pelas criptomoedas privadas globais em relação às moedas soberanas" e "manter a ordem dos mercados financeiros".

AliPay libera módulo de yuan digital

Na segunda, 10, a imprensa chinesa também informou que um módulo de yuan digital foi liberado para alguns usuários do AliPay, plataforma de pagamentos digitais da Alibaba, empresa chinesa com negócios de e-commerce, entre outros. Segundo as informações, para alguns usuários do aplicativo está disponível a opção de ativar uma carteira digital em yuans e também enviar e receber transações. 

Com essas atualizações, os chineses contam com três formas para testar o yuan digital: uma carteira de hardware digital baseada em cartão de yuans; um aplicativo móvel independente e-CNY sem login; e a carteira digital de yuans no aplicativo do BICC ou AliPay, por meio de login. 

Na corrida por uma CBDC, a China aparece como o país com testes mais avançados para que uma moeda digital possa ser adotada no país, à frente de países europeus, que preveem testes até pelo menos 2025; do Brasil, que ainda avalia modelos de projetos; e dos Estados Unidos, que parece preocupado com o risco do dólar americano perder seu status de principal moeda de reserva mundial e sequer iniciou qualquer teste com CBDC.

 

Última modificação em 26/07/2022 07:17

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por