Banco do Japão diz que CBDC não afetará status do dólar

Vantagem da moeda norte-americana pode se fortalecer se EUA optarem pela digitalização, diz executivo do banco japonês

No início desta semana, uma matéria da Bloomberg trouxe informações de que o governo de Joe Biden estaria preocupado com os efeitos a longo prazo do yuan digital, moeda digital de Banco Central (CBDC), sobre o dólar. 

Agora, a mesma Bloomberg traz mais uma informação sobre o assunto, dessa vez com o chefe de pagamentos do Banco do Japão, Kazushige Kamiyama, descartando a possibilidade de que a moeda digital chinesa possa minar o status do dólar americano como moeda de reserva mundial.  “O status do dólar como principal moeda global não mudará tão facilmente. Na verdade, a vantagem do dólar pode se fortalecer ainda mais se os Estados Unidos optarem pela digitalização”, disse Kamiyama. 

A moeda digital da China é citada como potencial risco para o dólar por ser o projeto mais avançado dentre os países, inclusive o Brasil, que estão desenvolvendo uma Moeda Digital de Banco Central. A China deu início a um projeto de CBDC em 2019, contando com o envolvimento dos maiores bancos estatais do país, além de gigantes do ramo de pagamentos. Como a Tencent e a Ant Financial.

Yuan digital é CBDC mais adiantado

Alguns testes já foram realizados em cidades selecionadas, como a oferta de pacotes vermelhos digitais de dinheiro aos cidadãos por meio de uma loteria que poderia ser gasta nas lojas participantes. Na Europa, a implantação de um euro digital ou alguma outra moeda ainda está distante, com estimativas apontando 2025 ou 2026. 

O Banco do Japão deu início à primeira fase de experimentação de uma CBDC, prevista para seguir até março de 2022. De acordo com uma pesquisa do Banco de Compensações Internacionais, 86% dos bancos centrais estão pesquisando sobre o potencial das CBDCs, enquanto 60% experimentam a tecnologia e 14% já estão implementando projetos-piloto. 

Preocupação americana com CBDC

Esse avanço do yuan digital, segundo matéria da Bloomberg, levou autoridades do Tesouro dos EUA, Departamento de Estado, Pentágono e Conselho de Segurança Nacional a se preocuparem com seus efeitos sobre o dólar como moeda de reserva global.

Para se preparar para o possível impacto, as autoridades estão intensificando esforços para entender como o yuan digital será distribuído e se isso contorna as sanções comerciais.

Efeitos de CBDC sobre dólar preocupa governo Biden

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes