China mira yuan digital e muda narrativa sobre criptomoedas

A China indica estar mudando de postura em relação à criptomoedas devido a planos com o yuan digital

A China indica estar mudando de postura em relação às criptomoedas. Mais especificamente, está mostrando interesse em usar a tecnologia blockchain para ajudar a construir sua economia digital e acelerar a adoção de yuan digital. Ao mesmo tempo evita riscos que as redes descentralizadas representam para o sistema financeiro, de acordo com analistas.

Os legisladores chineses recentemente descartaram criptomoedas como meio de troca, mas apoiam o uso como veículos de investimento, desde que atendam à economia real e não sejam puramente especulativas.

Analistas avaliam também que a aceitação crescente das criptomoedas para investimento pode até aumentar o interesse no cenário de fintech da China, incluindo sua moeda digital soberana.

No país, é proibida a arrecadação de fundos por criptomoeda e plataformas de negociação, com o argumento de que isso poderia alimentar a instabilidade financeira. Isso, no entanto, não proíbe que os cidadãos possuam, inclusive, a mineração de Bitcoin é permitida e tem um mercado bastante próspero. 

CBDC da China

As criptomoedas não estão sendo usadas como meio de troca, ao contrário de yuan digital, que o Banco Popular da China (PBOC) está desenvolvendo para pagamento em lojas, restaurantes e sites de comércio eletrônico.

Embora o sistema descentralizado das criptomoedas seja uma preocupação para o banco central da China e de outros países, os legisladores chineses estão se entusiasmando com os benefícios da tecnologia de blockchain como uma forma de fortalecer a competitividade do yuan digital e atrair o interesse público em moedas virtuais.

“Quanto mais sofisticados os criptos se tornam, mais material de origem o DCEP terá de recorrer e melhorar sua rede. O conceito do DCEP torna-se mais facilmente compreendido se o povo chinês tiver um conhecimento básico de criptomoedas”, ”, disse John Keh, diretor de marketing da Genesis Block, um centro de comércio de ativos digitais em Hong Kong.

Sky Guo, cofundador da  plataforma de blockchain com foco empresarial Cypherium, concordou que o uso do yuan digital poderia ser acelerado por um ecossistema de criptomoeda saudável.

“A população da China está mais acostumada com carteiras digitais, códigos QR e serviços bancários móveis ... portanto, o ritmo de adoção de ativos digitais ocorrerá muito mais rápido do que nos Estados Unidos”, avaliou.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes