Jornal DCI DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Pesquisa Ipespe presidente: Lula lidera com 44%; Bolsonaro tem 32%

As eleições de 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Atualizado em
Debates presidenciais 2022
Lula e Bolsonaro, na esquerda e direita, devem participar dos debates de 2022 - Fotos: Ricardo Stuckert (PT)/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Eleições 2022 – Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos sobre a corrida eleitoral para presidente, divulgada dia 20 de maio, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando as intenções de votos com 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece como o segundo, com 32%.

Para a pesquisa foi apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

Eleições 2022 – Pesquisa Ipespe presidente

Enquanto Lula lidera a pesquisa para presidente e Bolsonaro segue em segundo lugar, Ciro Gomes (PDT) vem em seguida com 8% das intenções de voto. Paulo João Doria (PSDB) soma 4%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) receberam 2%, cada. Felipe d’Avila (Novo), Vera Lucia (PSTU) e José Maria Eymael (DC) não chegaram a 1%.

Brancos e nulos somam 6% e não sabem ou não responderam, 2%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa sobre as eleições 2022 foi realizada entre os dias 16 e 18 de maio e ouviu 1.000 pessoas por telefone. A pesquisa Ipespe presidente foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº BR-08011/2022. O índice de confiança de 95,5%.

Cenário testado para 1º turno das eleições 2022

  • Lula (PT): 44%
  • Jair Bolsonaro (PL): 32%
  • Ciro Gomes (PDT): 8%
  • João Doria (PSDB): 4%
  • André Janones (Avante): 2%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Felipe d’Avila (Novo): 0%
  • Vera Lucia (PSTU): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 6%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Quando são as eleições 2022?

As eleições de 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, enquanto um eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro. A votação começará às 8h e terminará às 17h

Neste ano serão eleitos o presidente, o vice-presidente, governadores, senadores, e deputados federais e estaduais.

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.