Janja irrita até primeira dama da China ao falar de TikTok

Reação do presidente chinês foi diplomática, mas quem estava na comitiva relatou um climão

Apesar do saldo positivo da visita do Presidente da República Luiz Inácio da Silva (PT) à China, a primeira-dama Janja Lula da Silva teria protagonizado um situação embaraçosa. Mesmo sem ter uma fala programa em evento com a comitiva presidencial, a brasileira pediu a palavra para criticar o Tik Tok, acusando a rede social de privilegiar a política de direita. A resposta não foi a esperada.

Segundo o G1, em texto publicado nesta terça-feira, 13, o presidente chinês Xi Jinping teria respondido de forma diplomática, dizendo que o Brasil tem legitimidade para regular ou banir a plataforma.

O assunto foi tido como inapropriado e incomodou até a primeira-dama da China, Peng Liyuan. A chinesa também teria se incomodado com o comportamento de Janja.

O Tik Tok é chinês?

Apesar de ter sede nos EUA e em Singapura, o TikTok pertence à gigante chinesa ByteDance, o que alimenta discussões sobre sua real nacionalidade. Oficialmente, o aplicativo é gerido pela TikTok LLC, registrada em Delaware (EUA), mas faz parte de uma complexa estrutura corporativa com raízes em Pequim.

Enquanto o TikTok nunca esteve disponível na China continental, seu “irmão” Douyin, com funcionamento similar, é um sucesso no país desde antes do lançamento global. O algoritmo de ambos é praticamente o mesmo.

Durante audiências nos EUA, o CEO do TikTok, Shou Chew, evitou afirmar se o app é chinês, ressaltando apenas que a ByteDance é uma empresa privada com investidores globais. Ainda assim, a ByteDance foi fundada em Pequim e segue com sede na capital chinesa, o que para muitos reforça sua ligação com o governo local.

A discussão se intensificou após restrições em países como Índia e pressões do governo dos EUA, que questionam a segurança de dados dos usuários.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes