Saúde

SP vai adiantar 2ª dose da Astrazeneca e cadastro está aberto; como fazer

A Prefeitura de São Paulo decidiu reduzir o intervalo de aplicação das vacinas Pfizer, Coronavac e Astrazeneca. A antecipação da segunda dose dos imunizantes é anunciada ao mesmo tempo em que o Ministério da Saúde já avisa sobre a falta da Astrazeneca.

Quem mora na capital paulista e estiver esperando pela segunda dose da vacina já pode se cadastrar na "xepa", nome como ficou conhecida a fila de espera para a imunização com as "sobras" das UBS's (Unidades Básicas de Saúde).

Esta é a primeira vez que a Prefeitura abre cadastro para a xepa da segunda dose que dá a chance da população de antecipar o reforço na imunização.

Vai faltar vacina da Astrazeneca em SP?

Existe sim uma previsão de que possa faltar doses da Astrazeneca para quem vai tomar o reforço do imunizante. Segundo o próprio Ministério da Saúde, das 56,9 milhões de pessoas que precisam receber a segunda dose até setembro, a Fiocruz afirmou que conseguiria entregar somente 23,5 milhões de doses.

A explicação está na falta de matéria-prima importada. Então, pode ser que o Brasil enfrente um atraso de segunda dose para pelo menos 33,4 milhões de brasileiros que tomaram a Astrazeneca.

Quem pode tomar a segunda dose na xepa SP - adiantar 2 dose Astrazeneca

Quem tomou a primeira dose da Astrazeneca e ou da Pfizer há pelo menos 60 dias pode entrar na xepa para a segunda dose da vacina. Isso se você não estiver sido "alcançado" pelo calendário da imunização.

Para quem tomou Coronavac, o intervalo é menor, e já pode se cadastrar para a xepa a partir de 15 dias da primeira dose.

Como me cadastrar para a xepa da segunda dose em SP?

A xepa, quer dizer, a "sobra" das vacinas é uma forma de evitar desperdiçar doses remanescentes nas unidades de saúde.

Em São Paulo capital, as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) aplicam entre 1,8 mil e 2 mil doses diárias. Para que não haja desperdício de vacina, a Prefeitura Municipal de São Paulo determinou que a unidade precisa manter uma lista de espera com nome e telefone de residentes na capital paulista e que possam vir até o posto quando convocados.

Na prática, funciona assim: você faz o cadastro na UBS e aguarda ser chamado ao final do dia, quando está prestes a encerrar a vacinação.

A UBS convoca aquelas pessoas que trabalham ou moram mais próximos das unidades para tomar a xepa. Na ocasião, é preciso levar comprovante de residência.

Para se inscrever na xepa da vacina, basta ir até a UBS mais próxima de você durante horário de funcionamento da unidade e fazer o cadastro.

Por que adiantar 2 dose Astrazeneca?

A Prefeitura resolveu abrir a xepa para a segunda dose porque pretende imunizar toda a população adulta ainda no mês de agosto com a primeira dose.

A antecipação vem sendo aplicada em outros estados do País como estratégia para conter a contaminação pela variante delta.

Atualmente, o recomendável pelo Ministério da Saúde é adotar o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação da Pfizer e Astrazeneca e de 14 a 28 dias para a Coronavac.

No entanto, cada estado pode seguir um intervalo menor ou maior para a segunda dose.

Em quais postos consigo me cadastrar para a xepa da segunda dose em SP?

De segunda a sexta-feira, toda a rede de postos de São Paulo Capital está na ativa. Para se cadastrar para a xepa da segunda dose, basta procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 7h às 19h.

O cadastro é feito pessoalmente. Confira aqui a lista de endereços e localiza e unidade mais próxima de você.

O que é preciso para se vacinar em São Paulo

Na capital é obrigatória a apresentação do comprovante de residência físico ou digital, além de documento pessoal com foto.

Quem não tiver o comprovante em seu nome pode levar em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos.

Só é preciso mostrar um documento que comprove o parentesco ou estado civil. Pode ser desde RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

Para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação, os moradores da Capital podem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já www.vacinaja.sp.gov.br.

Última modificação em 23/07/2022 11:32

Compartilhe