Quais as reações da vacina Astrazeneca?

A vacinação é a forma mais eficaz de reduzir mortes e doenças graves por COVID-19.

Existem várias vacinas COVID-19 no mercado agora, incluindo uma da AstraZeneca. Como acontece com qualquer vacina, existem riscos de complicações e efeitos adversos, então veja a seguir quais as reações da vacina Astrazeneca ou efeitos colaterais.

É importante frisar que a vacinação é a forma mais eficaz de reduzir mortes e doenças graves por COVID-19.

Reações da vacina Astrazeneca

A vacina AstraZeneca foi avaliada em ensaios clínicos envolvendo mais de 23.000 participantes, de acordo relatório publicado pelo governo britânico em dezembro de 2020 e atualizado até junho de 2021. As reações adversas notificadas com mais frequência nestes ensaios foram sensibilidade no local da injeção, dor no local da injeção, cefaleia, fadiga, mialgia, mal-estar, febre, arrepios e náuseas; cada um deles foi relatado em mais de 1 em cada 10 pessoas.

A maioria das reações adversas foram de gravidade leve a moderada, e geralmente resolvidas alguns dias após a vacinação.

Já as reações adversas notificadas após a segunda dose foram mais leves e notificadas com menos frequência do que após a primeira dose.

As vacinas são a melhor forma de proteger as pessoas do COVID-19 e já salvaram milhares de vidas. Todos devem continuar a receber a vacinação quando solicitados a fazê-lo, a menos que especificamente orientado de outra forma.

Como acontece com todas as vacinas e medicamentos, a segurança das vacinas COVID-19 está sendo monitorada continuamente.

Em publicação em junho de 2021, a Fiocruz recomendou tomar analgésicos e antitérmicos caso tenha alguma dessas reações. No entanto, se persistirem os sintomas, um médico deverá ser procurado.

Relacionado - como funciona a xepa da vacina em SP

AstraZeneca contra a COVID-19

Vacina astrazeneca
Foto: shutterstock.

A vacina AstraZeneca COVID-19 é uma vacina de vetor viral, assim como a vacina da Johnson & Johnson.

A vacina usa um adenovírus de chimpanzé para transportar proteínas de pico do coronavírus para o seu corpo para criar uma resposta imunológica. Pode ser produzido em grande escala e de baixo custo, o que é crucial durante uma pandemia. Também pode ser mantida em geladeira comum, ao contrário das vacinas da Pfizer e Moderna.

Enquanto Moderna e Pfizer são baseados em mRNA, a vacina AstraZeneca é uma vacina de vetor viral. Isso significa que ele usa um mecanismo diferente para induzir uma resposta imune. A segunda dose também é administrada em um intervalo mais longo, em vez do intervalo sugerido de 3 a 4 semanas com as outras.

Apesar das pausas iniciais sobre sua segurança com coágulos sanguíneos, ele foi considerada segura pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e ainda é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para acompanhar o desenvolvimentos mais recentes relacionados ao novo coronavírus e COVID-19, clique aqui.

Leia também - Veja a porcentagem de eficácia das vacinas contra covid-19

Fonte Governo britânico
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes